• banner gov

Turismo Religioso

26/05/2015 12:05

Turismo religioso: Fiéis celebram aniversário de Irmã Dulce

Fiéis celebram, nesta terça-feira (26), o 101º aniversário de Irmã Dulce, a freira que dedicou sua vida aos pobres e doentes da Bahia. Nesta manhã, uma missa foi celebrada na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no bairro de Roma, em Salvador.

Beatificada pela Igreja Católica em cerimônia realizada em 2011, após ser reconhecida pelo Papa Bento XVI como Serva de Deus Dulce Lopes Pontes, a religiosa aguarda o processo de canonização, com a confirmação de um segundo milagre 

A Bem-Aventurada Dulce dos Pobres iniciou seu trabalho de caridade na Bahia em comunidades carentes, destacando-se a atuação na região dos Alagados, na península de Itapagipe. Depois, criou as Obras Sociais Irmã Dulce, dedicadas à saúde e educação dos pobres. 

Maria Rita Lopes Pontes morreu em 1992, aos 77 anos. Seus restos mortais ou relíquias estão depositados na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, localizada ao lado da sede das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), na Cidade Baixa, em Salvador. Um memorial, anexo à sede da OSID reúne objetos pessoais de Irmã Dulce e recebe visitantes de terça-feira a domingo, inclusive nos feriados, das 10h às 17h. 

A entrada é gratuita e visitas guiadas para grupos de até 20 pessoas na companhia de monitor bilíngue podem ser agendadas pelo telefone (71) 3310-1115. Juntos, igreja e memorial recebem mais de 100 mil pessoas por ano e estão dentre os destaques do turismo religioso na Bahia. Somente no primeiro quadrimestre deste ano, a visitação aumentou 25% em relação a 2014. Irmã Dulce, a Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tem sua celebração oficial em 13 de agosto, com festa litúrgica.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.