24/07/2015 11:07

Empreendimentos turísticos de Itacaré são regularizados

Com o intuito de promover o ordenamento do setor turístico da cidade, agências de turismo, hotéis e restaurantes do município de Itacaré, localizado a 422 quilômetros de Salvador, passam por regularização.

A ação, que será realizada até sexta-feira (31) e integra a campanha “Trade Legal”, da Prefeitura Municipal da cidade, é uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e visa à sensibilização das empresas de turismo quanto à importância do cadastro no Controle de Qualidade dos Meios de Hospedagem, em parceria com o município.

A iniciativa consiste em três etapas: manter a comunicação com os prestadores de serviços sobre as visitas, vistoria nos empreendimentos feita por técnicos da Setur, e regularização dos estabelecimentos. Durante os encontros, o técnicos identificam o perfil de atuação e os padrões oferecidos.

Ao final da campanha, as empresas devem se cadastrar no Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), vinculado ao Ministério do Turismo (MTur), para adquirir a certificação de funcionamento. Também participam da ação a Secretaria de Finanças e a Secretaria de Saúde, além do Sindicato Patronal (Sindetur).

Itacaré - Protegida por um cinturão de Mata Atlântica, Itacaré se abre em uma vasta extensão de praias paradisíacas, rodeadas por coqueirais e areias brancas. Rios, imponentes cachoeiras, matas virgens, restingas e manguezais completam o cenário natural desse santuário ecológico, chamariz para a prática de rapel, rafting, passeios de canoa, caminhadas, trilhas ecológicas e o melhor do surfe, em praias de ondas perfeitas. A cidade surgiu às margens do Rio de Contas, a partir da fundação da Igreja de São Miguel, que passou a dar nome ao povoado: São Miguel da Barra do Rio de Contas. Somente em 1931 passou a se chamar Itacaré.