Produção Associada

25/09/2015 09:09

Setur articula ações para o desenvolvimento da Produção Associada ao Turismo

Com o intuito de promover o desenvolvimento do turismo sustentável na Bahia, técnicos da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) reuniram-se com representantes de outras secretarias e órgãos do Governo, nesta quinta-feira (24). A iniciativa propõe parcerias estratégicas, a fim de estabelecer ações voltadas para a Integração Econômica das Cadeias Produtivas e da Produção Associada ao Turismo (PAT).

Durante o encontro, foram debatidos temas como integração econômica e produção associada ao turismo, iniciativas transversais com as secretarias convidadas, além de abordar as possíveis parcerias institucionais, já que a PAT detém uma integração com outros setores como agropecuária, artesanal, cultural e industrial.

A superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Ângela Gonçalves, ressaltou a importância da iniciativa. “Esse encontro propõe a construção de um plano para o desenvolvimento da Produção Associada ao Turismo da Bahia e, para isso, é fundamental que façamos uma articulação com outras secretarias e parceiros”, disse.

Para fomentar o desenvolvimento da PAT, as ações serão baseadas em três eixos: as comunidades menores, onde será realizada uma qualificação simplificada; a Rede de Inovação em Gestão de Turismo, que visa à qualificação dos gestores municipais; e a promoção e integração junto às outras secretarias e instituições.

Na reunião, foi criado um grupo de trabalho que agirá em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) para o alinhamento das ações que devem ser estabelecidas para a PAT; a outra vertente é discutir, com as secretarias, planos que envolvam temas como a agricultura familiar e o artesanato. A equipe técnica da Setur propôs ainda a criação de um banco de dados, realização de oficinas, rodadas de negócios, seminários e fóruns itinerantes nas zonas turísticas da Bahia.

O diretor de Relações Internacionais da SDE, Ricardo Viera, falou da importância daintegração entre as pastas do Governo. “Trabalhar de forma articulada junto a outras secretarias é uma forma de maximizar o desenvolvimento das ações e também de criar uma nova metodologia para realizá-las”.

A reunião contou com representantes da Casa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR); Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri); Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE);Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM); Secretaria da Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS); Desenbahia; Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBMP); Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).