• banner gov

Notícias

20/11/2015 15:11

Baía de Todos-os-Santos recebe Campeonato Brasileiro de Windsurf

 

O mar da Baía de Todos-os-Santos, na altura da ilha de Bom Jesus dos Passos, vai ficar pontilhado de pranchas com velas coloridas, neste final de semana. De sexta (20) até domingo (22), a ilha pertencente ao município de Salvador recebe o Campeonato Brasileiro de Windsurf - esporte praticado com uma prancha de surf e uma vela acoplada para facilitar a navegação do esportista. Cerca de 60 velejadores vão disputar as provas nas classes Raceboard, Techno 293 e RSOne. O campeonato será aberto oficialmente nesta sexta-feira, às 11h. As provas, que têm duração de 20 minutos, serão realizadas sempre a partir das 13h.

Com vocação para receber esportes náuticos, a Baía de Todos-os-Santos, onde está situada a Ilha de Bom Jesus dos Passos e outras 55 ilhas, tem águas calmas e bons ventos. A escolhida para sediar a competição convida os visitantes a passeios pelas quatro praias: Pontinha, Nordeste, Ponta do Padre e outra, em frente à igreja do Bom Jesus dos Passos.

O próprio templo religioso, construído no século XVIII, mostra a tradição religiosa da ilha, intensificada no mês de janeiro, com a festa do padroeiro. Sua fachada tem estilo rococó e interior, decoração neoclássica, com três altares. O conjunto de construções históricas abrange ainda o Solar do Duarte, a Capela de Nossa Senhora da Conceição e três fontes: Grande, da Rua e Porrãozinho. O ambiente tranquilo é habitado por soteropolitanos que vivem especialmente da prática da pesca e agricultura familiar.

De acordo com Alexandre Lessa, da Axé Wind Eventos, além das condições muito favoráveis da Baía de Todos-os-Santos para a prática do windsurf, a escolha do local foi um pedido dos atletas que já conheciam a ilha.

A Secretaria de Turismo do Estado, que apoia o evento, aposta no potencial da baía para torná-la destino turístico dedicado ao turismo náutico e cultural, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que vai contemplar 18 municípios da zona turística que leva o nome da maior baía tropical do mundo. Dentre as ações previstas estão a recuperação do patrimônio histórico, qualificação profissional e empresarial, além da implantação de bases náuticas e recuperação de píeres e atracadouros, por exemplo.

Para informações sobre trajetos para chegar à ilha de Bom Jesus dos Passos, meios de hospedagem e alimentação, os visitantes podem consultar o Disque Bahia Turismo, call center especializado em informações turísticas mantido pela Setur. Basta ligar para (71) 3103-3103 ou acessar chat disponível no portal www.bahia.com.br.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.