Carnaval

04/02/2016 17:02

Receptivo dos Guias e Monitores no aeroporto é feito 24 horas por dia

Informações turísticas precisas para visitantes durante o Carnaval. O serviço de receptivo especial já está funcionando nos portões de entrada de Salvador, como aeroporto e rodoviária, além de pontos estratégicos dos três circuitos da folia: Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho).

Este ano, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) disponibiliza um total de 244 profissionais para atendimento em até oito idiomas como inglês, espanhol, francês, russo, japonês e Língua Brasileira de Sinais (Libras). A operação também foi levada para a Praia do Forte e Porto Seguro. Os profissionais foram preparados e estão aptos a prestar informações sobre a programação da festa, localização, serviços de transporte e hospedagem e atrativos turísticos, dentre outras.

Nesta quinta-feira (04/02), primeiro dia de folia na capital baiana, a movimentação é intensa no aeroporto de Salvador, onde o receptivo é realizado 24 horas por dia. A previsão da Infraero é de que 220 mil pessoas desembarquem na cidade no período de 3 a 14 de fevereiro, com média diária de 20 mil passageiros chegando.

Logo no desembarque, o casal de médicos de Maceió, José e Samanda Medeiros, foi atendido pelos Guias e Monitores em busca de informações sobre transporte, venda de abadás e ingressos para camarotes.

“Esta é a terceira vez que vamos passar o Carnaval aqui. Nos outros anos percebemos um receptivo bem organizado e agora vemos que continua”, comentou José. Samanda destacou o principal motivo da escolha: “Voltamos porque consideramos o Carnaval de Salvador muito seguro em relação a outros lugares como Olinda e Rio de Janeiro”.

Atuação – Outros pontos de atuação dos Guias e Monitores são hotéis e ruas do circuito, com o trabalho de profissionais nos principais acessos, além dos nos Postos de Informação Turística (PITs) instalados em locais como a Avenida Adhemar de Barros, em Ondina; Campo Grande e Praça Castro Alves; o Terminal Náutico, no Comércio; e a Praça Municipal.

Eles também estão no Pelourinho, onde a Setur disponibiliza serviço gratuito de conexão à internet via wi-fi. Já o porto de Salvador contará com o receptivo na segunda-feira (09/02), quando quatro navios estarão atracados no cais da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), totalizando cerca de 12 mil passageiros dos cruzeiros marítimos.

A atuação dos profissionais está integrada ao trabalho do Disque Bahia Turismo, call center 24 horas, especializado em informações turísticas, que atende pelo número 71 3103-3103, e aos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT). Este ano, são esperados para o Carnaval de Salvador de 5% a 7% mais turistas do que no ano passado, quando a capital baiana registrou 520 mil visitantes.