• banner gov

Carnaval

07/02/2016 11:02

Baianos e turistas aprovam Guias e Monitores do Carnaval


Idealizado para atender baianos e turistas durante a folia, o projeto Guias e Monitores do Carnaval tem sido elogiado por moradores locais e visitantes. Com 240 profissionais espalhados pelos circuitos da festa e também em pontos estratégicos de Salvador como porto, aeroporto, rodoviária e hotéis, o serviço funciona para brasileiros e estrangeiros em idiomas como inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, mandarim, além do português.

Ao chegar no aeroporto da capital baiana, a professora universitária da cidade argentina de San Luis estava em dúvida sobre como ir para o hotel. “Colhi informações sobre as opções de taxi ou ônibus executivo e o atendente me explicou tudo em espanhol, o que facilitou bastante a compreensão”, contou.

O paulista Fernando Barbosa queria saber detalhes da programação e não encontrou dificuldades. “É um serviço que eu não conhecia, mas que tem excelente qualidade”, disse.

Monitora do projeto, a profissional de Relações Públicas, Fabiana Tuzzolino, presta serviço no aeroporto. Habilitada para os idiomas inglês, espanhol e italiano, ela já acumula experiência em outros projetos de auxilio ao turista. “Trabalhei durante a Copa do Mundo e também em outros carnavais. É muito bom chegar em um país que você não conhece e poder ser compreendido em outro idioma. Creio que essa é a essência do projeto: ajudar quem está precisando”, avaliou.

Baiana de Campo Formoso, Patrícia Peixoto, procurou os atendentes do projeto na Rodoviária e buscou informações sobre a programação.

Além de informações, os postos de atendimento disponibilizam folhetos com a programação e preservativos.

Balanço – Em quatro dias de trabalho, os guias e monitores do carnaval já atenderam 40 mil pessoas, o que representa um aumento de 21% em relação ao ano passado. A maior parte dos atendimentos realizados pelos guias e monitores foi feito em português: 34.925. Demandas em espanhol 3057 e inglês 2145 ficam também em destaque.

Os brasileiros foram os que mais procuraram por informações nos três primeiros dias de Carnaval com 83,8% atendimentos. Os baianos ocupam a primeira colocação (42,9%), seguidos de paulistas (16,1%) e cariocas (6,5%) e mineiros (4,1%).

Os argentinos são os estrangeiros que mais têm sido atendidos: 4,3% dos registros nos três primeiros dias. Destacamos também atendimentos a norte-americanos 2,7%, espanhóis 2,5%, italianos 1,2% e franceses 1,1%.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.