• banner gov

Turismo Religioso

02/06/2016 17:06

Jequié tem treze dias de festa para Santo Antônio


O mês de junho começa com homenagens a Santo Antônio, celebrado por católicos com trezenas e tríduos, em várias partes do Estado. Um dos mais populares e queridos do Brasil, o santo, conhecido como casamenteiro, tem o auge dos festejos no dia 13/06 (segunda-feira).

Até essa data, o período é de festas no município baiano de Jequié, que tem o padre franciscano como padroeiro. Com o tema “Misericordioso como o Pai”, a programação festiva contempla os 13 dias de celebrações dedicadas a Antônio, aberta na última quarta-feira (1°) com uma carreata, às 5h. A estrutura montada na Praça Duque de Caxias, que contempla também a Vila de Santo Antônio, é o local onde ocorrerão todas as confraternizações.

As comemorações, realizadas em Jequié há quase 120 anos, são o ponto alto do turismo religioso no município e contam com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Além da reza do terço e da trezena, na Catedral de Santo Antônio, às 18h e 19h, respectivamente, o município terá, todos os dias, apresentações culturais e musicais, atividades beneficentes e missas, incluindo uma dedicada aos romeiros que visitam o município para pedir e agradecer as bênçãos recebidas.

Arrecadação de fundos para manutenção da creche e do centro comunitário da paróquia é uma das iniciativas. Dentre as atividades para angariar recursos estão o jantar da Família, neste sábado (04/06); leilão beneficente de animais, no domingo (05/06), no Parque de Exposições; jantar do Dia dos Namorados dia 12/06; e café sertanejo, nos dias 05 e 13/06.

O Dia dos Namorados (12/06) será especial para 26 casais, que receberão, na Catedral, o sacramento do matrimônio. O casamento coletivo está marcado para 10h. Já o dia de Santo Antônio (13) será marcado pela alvorada, às 5h, e por missas às 8h, 10h e 17h. Depois, tem início a procissão, onde os católicos vão rezar o último dia da trezena.

Dentre os principais destinos baianos que celebram o Santo Antônio estão Salvador, Santo Antônio de Jesus, Campo Formoso, Canudos e Jequié.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.