• banner gov

Turismo Religioso

17/06/2016 15:06

Evento religioso leva visitantes a São Francisco do Conde neste final de semana



A devoção a Santo Antônio vai levar religiosos ao município de São Francisco do Conde, neste sábado e domingo (18 e 19/06). Após a realização da trezena em louvor ao santo nos 13 primeiros dias do mês de junho, grupos de fiéis de 25 cidades da zona turística Baía de Todos-os-Santos vão se reunir durante o Encontro de Rezadeiras do Recôncavo e na Feira de Santo Antônio. Participam também grupos da Região Metropolitana de Salvador e do Recôncavo.

O evento visa divulgar a cultura baiana de rezar para pedir e agradecer as bênçãos recebidas pela intercessão de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. Na 27ª edição, o evento é considerado tradicional divulgador das tradições baianas, por meio do turismo religioso.

No sábado (18), a programação começa às 18h30, com um receptivo especial e bênção de imagens no Convento de Santo Antônio. Depois, uma procissão será formada para percorrer as principais ruas da cidade, em direção à Praça da Santa Cruz, onde um altar foi montado para receber parte das comemorações, que seguem com reza especial, dedicada ao santo, além de samba e muito forró.

Durante a festa, haverá também uma feira de empreendedores que comercializam artesanato à base de materiais como conchas e garrafas pet, a grande maioria tendo Santo Antônio como tema. Comidas típicas das festas juninas, como arroz-doce, bolos, milho e amendoim cozidos estarão entre as guloseimas a serem ofertadas.

No dia seguinte (domingo, 19), a programação recomeça às 13h, na Praça da Santa Cruz, com a Feijoada de Santo Antônio, regada a samba e forró, além da feirinha, cuja arrecadação será investida na realização do encontro de rezadeiras, no próximo ano.

O Encontro de Rezadeiras do Recôncavo é realizado pela Irmandade Glorioso Santo Antônio, Paróquia de São Gonçalo e Secretaria de Cultura de São Francisco do Conde.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.