• banner gov

Notícias

14/10/2016 15:10

Prova de ciclismo aquece turismo na Costa do Descobrimento


A partir deste sábado (15), até o dia 22, as belezas da Zona Turística Costa do Descobrimento, no Extremo Sul da Bahia, servem de cenário para a VII edição da Brasil Ride 2016. Considerada a principal ultramaratona de mountain bike das Américas, a prova terá, durante sete dias de competição, mais de 500 quilômetros pedalados, passando por região litorânea e trecho de montanhas.

Participam da competição 500 ciclistas profissionais de 24 países e 23 estados brasileiros, além dos mil participantes que competem na Maratona XCM Brasil Ride, prova com percurso de 75 quilômetros, que faz parte da programação no último dia do evento. Entre os participantes estão ciclistas dos Estados Unidos, Alemanha, Costa Rica, Itália, Espanha, Suíça, França, dentre outros. Do Brasil vêm competidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e de outros estados.

Com início e fim em Arraial D'Ajuda (Porto Seguro), a corrida passa também pelos municípios de Eunápolis, Itabela e Guaratinga (140 quilômetros de Porto Seguro). Pela primeira vez realizada no sul do Estado, a prova, que tem o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado/ Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), acontecia, anteriormente, na Chapada Diamantina.

Incremento na economia – A competição impulsiona a cadeia produtiva do turismo local como hotéis, pousadas, bares, restaurantes e o comércio em geral, incrementando a economia baiana. A Secretaria de Turismo de Porto Seguro estima em 5 mil a ocupação de leitos durante o período da competição, englobando Porto Seguro e Arraial D'Ajuda.

No Hotel Mar Paraíso, em Arraial D'Ajuda, somente para o evento ciclístico, foram reservados 30 apartamentos dos 164 que o hotel possui. Com 11 apartamentos e com 70% de ocupação, a Pousada 4 Ventos, também em Arraial D’ajuda, reservou 4 apartamentos para os participantes da competição.

Para o proprietário do estabelecimento, a expectativa para o evento é bastante positiva. “Além de gerar uma mídia espontânea, eventos como esse mexem com a economia da região. São visitantes que estão nas pousadas e hotéis, nos bares e restaurantes. Muitos competidores trazem seus familiares, que não estão competindo, mas estão nas lojas de suvenires, nos restaurantes, enfim consumindo”, ressalta Evandro Alves, dono da pousada.

Repórter: Marilena Neco

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.