• banner gov

Notícias

02/12/2016 19:12

Festivais gastronômicos movimentam Itacaré e Praia do Forte

Os sabores da Bahia estão em destaque no mês de dezembro, em dois dos mais procurados destinos turísticos do Estado. Tendo como cenário uma natureza exuberante, praias paradisíacas e patrimônio histórico-cultural, Itacaré e Praia do Forte realizam festivais gastronômicos para aguçar o paladar de turistas e moradores. Com uma culinária onde se sobressaem ingredientes regionais e movimentam a cadeia produtiva do turismo, os eventos .têm apoio da Secretaria do Turismo do Estado/Bahiatursa.

 

Até 17/12 (sábado), o município de Itacaré, localizado no litoral sul da Bahia, recebe a terceira edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. Com o tema Gastronomia de Raiz, a novidade deste ano é a inclusão de produtos da agricultura familiar na elaboração dos pratos. Outra novidade é a Festa do Chef, com apresentação ao vivo de uma receita com tema do festival.

 

Com a participação de 42 estabelecimentos e oferta de 45 diferentes pratos, o público vai degustar iguarias com preços promocionais. O menu, especial, vai de frutos do mar a deliciosas bebidas. Os estabelecimentos participantes estão subdivididos em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink.

 

Segundo os organizadores, são esperadas mais de 10 mil pessoas. Na última terça-feira (29/11), na Pousada Maria Farinha, dos 16 apartamentos, 11 já estavam reservados para o período de 1º a 3/12, de acordo com Durval Filho, do setor de reservas, ressaltando que, além, da gastronomia, os shows musicais atraem muita gente. No Ecoporan Hotel, a quinta-feira (1º/12) já contava com 50% de reservas de um total de 83 apartamentos. Também na última terça-feira, para o período de 8/12 (quinta-feira) e 9/12 (sexta-feira), já havia 60% de reservas, com expectativa de chegar a 100% nos próximos dias.

Além de um cardápio exclusivo, a programação consta de cozinha-show, montada em três locais, onde chefs renomados elaboram seus pratos; feirinha da agricultura familiar; feira de artesanato e apresentações cultural e artística gratuita. Artistas como Jhu Morais e músicos locais vão embalar os presentes ao som de MPB, pop rock, reggae, forró estilizado e samba.

 

Tempero no Forte - A charmosa vila de pescadores no Litoral Norte, acolhe o XI Festival de Gastronomia, Arte e Cultura de Praia do Forte e Litoral Norte, até 11/12 (domingo), com a presença de chefs de todo o Brasil. 

 

Uma apresentação artística com baianas da região abriu o evento na quinta-feira (1º/12), seguida de aula-show com a chef Tereza Paim, que abordou o tema A Mandioca, ingrediente tema do festival e que vai constar na elaboração dos pratos dos 31 restaurantes participantes. Além de Praia do Forte, participam estabelecimentos de Arembepe, Barra do Jacuípe e Porto de Sauípe.

 

De acordo com os organizadores, a expectativa é que circulem 20 mil pessoas durante os 11 dias do evento, entre visitantes, turistas e moradores da Praia do Forte. Com 20 apartamentos, a Pousada Ogum Marinho já está com 100% de ocupação para o período de 8/12 (quinta-feira) a 11/12 (domingo). Já o Hotel Via dos Corais esgotou as reservas para os 50 apartamentos para o período de 2 a 4/12. Para o período de 9/12 (sexta-feira) a 11/12 (domingo) já tem 50% de reservas, mas com a expectativa de chegar aos 100% novamente.

 

Como parte da programação, até o dia 3/12 (sábado) acontece o Chefe Recebe, com profissionais do Brasil e locais apresentando pratos especiais, com destaque para a mandioca, nos restaurantes participantes. Paralelamente, são realizados almoços e jantares especiais em alguns restaurantes, resorts e pousadas. Na cozinha-show, na Praça da Música, chefs convidados falam sobre a gastronomia brasileira. O evento ainda reserva um espaço para degustação e comercialização de cervejas especiais.

 

Além da gastronomia, a programação contempla mercado de arte e artesanato, com produtos fabricados por artesãos do Litoral Norte e Salvador. Tem também exposição artística, onde artistas plásticos e fotógrafos criam obras exclusivas com o tema do festival, música instrumental, com a presença de Leo Gandelman, apresentação de grupos culturais, capoeira, blues, samba e música brasileira, com artistas da região. Na casa de farinha, é possível ver a produção de farinha e seus derivados.

 

 Repórter: Marilena Necco

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.