• banner gov

Notícias

13/01/2017 17:01

Sob controle, doença desconhecida foi curada em 97% dos casos



Turistas brasileiros e estrangeiros que estão na Bahia ou aqueles que já programaram a viagem neste Verão para o estado podem viajar sem preocupação. Das 52 pessoas acometidas pelo surto de mialgia aguda entre 14 de dezembro e 5 de janeiro, 43 delas já foram curadas, ou seja, o equivalente a 97% do total. As causas da doença ainda não foram identificadas pelas autoridades sanitárias, mas doença está sob controle no estado. 

A doença está sendo investigada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que tem realizado o controle dos pacientes infectados por meio de exames laboratoriais. Além disso, amostras biológicas já foram encaminhadas para o Laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo e para análise no Alabama, nos Estados Unidos.

Não há motivo para os turistas desistirem de seguir com a programação de férias. O Governo do Estado da Bahia está monitorando todas as possíveis causas para a ocorrência do surto, que é caracterizado basicamente por fortes dores musculares.

Neste Verão, os principais destinos da Bahia já registram um número crescente de turistas que vêm aproveitar as belezas naturais, a rica culinária baiana, e a riqueza arquitetônica e cultural do nosso patrimônio histórico e do nosso povo.

A Vigilância à Saúde do Estado vem fazendo o controle, monitoramento e análise dos casos suspeitos do surto, bem como realizando exames de água de consumo humano coletadas nas quatro Estações de Tratamento de Água (ETA) que abastecem Salvador, cujo resultado tem indicado normalidade, além de reunião semanal com representantes de órgãos municipais e estaduais para avaliação do quadro.  

A Bahia está preparada e de braços abertos para todos os turistas, que continuarão fazendo do nosso Verão o mais incrível do país. Vem pra Bahia!
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.