Carnaval

28/02/2017 15:02

Feriado de Carnaval na Chapada Diamantina uniu tranquilidade e folia

Para quem preferiu aproveitar o feriadão de Carnaval relaxando em meio à natureza, a Chapada Diamantina tornou-se uma ótima opção.  A região reúne vários atrativos naturais e culturais, no coração da Bahia.

Roteiro garantido para quem busca paz e tranquilidade ou para quem quer história e aventura, o turista vai encontrar campos floridos e planícies de um verde sem fim, dividindo a paisagem com toques de caatinga e cerrado. Imensos paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras completam o cenário.

Principal porta de entrada para a região, Lençóis é visitada por estrangeiros e brasileiros durante todo o ano. Neste Carnaval, hotéis e pousadas registram 80,46% de ocupação, segundo pesquisa da Secretaria Municipal de Turismo, que previa um aumento com as reservas de última hora.

O município tem tudo para agradar diferentes perfis de visitante. Se for um turista que busca um refúgio para o corre-corre do dia a dia, se oferece generoso.  Além do conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico nacional, Lençóis é conhecido pelo fácil acesso a atrativos naturais, a exemplo dos Caldeirões do Serrano, Salões de Areia, Ribeirão do Meio e Cachoeira do Mosquito.

Mas para quem quis experimentar o gostinho de Carnaval, a Philarmônica Lyra Popular de Lençóis saiu da Praça Clarindo Pacheco (Praça de Nequinha), animando turistas e moradores pelas ruas da cidade. Ao final do percurso, aconteceu o "Baile Perfumado”, que faz homenagem às tradicionais festas do cangaço, levou moradores e turistas ao Mercado Cultural, um dos principais pontos turísticos de município.

Com 700 leitos distribuídos em 15 pousadas, na zona urbana, além de cerca de 80 leitos no distrito de Guiné, em seis pousadas, Mucugê (Chapada Diamantina) registra 100% de ocupação, segundo a Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, e une tranquilidade e uma programação para divertir o visitante.

Além de um rico patrimônio arquitetônico colonial, belezas naturais e vocação para o ecoturismo, Mucugê, uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina, vai entreter moradores e visitantes até esta terça-feira (28.2), com uma programação com gosto de folia. Desfiles de blocos, DJs, bandas de sopro e batucada, dentre outras atrações, fazem parte das atrações.

Repórter: Marilena Neco