• Prêmio de boias práticas 2017
  • São João da Bahia

Notícias

09/03/2017 15:03

Praça revitalizada abre espaço para capoeira e intercâmbio cultural


Praça Pastores da Noite, Pelourinho. Como no romance de Jorge Amado, o cenário perfeito para a ginga e a arte do jogo de capoeira. O espaço público é mais um recuperado por meio do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador. Localizada entre o estacionamento 14-M e a Rua das Laranjeiras, a praça é um importante acesso ao Centro Histórico. Foram realizados serviços de jardinagem, pintura, limpeza, drenagem e recuperação do mobiliário urbano. 

“O Pelourinho respira uma cultura muito grande, é um lugar que tem uma tradição, uma referência mundial. E essa praça hoje em dia respira um pouco isso”, observa Mestre Sabiá, um dos participantes das rodas de capoeira que ocupam o espaço. Já Mestre Nego Ativo destaca o reflexo da revitalização na movimentação do local. “Que ela possa ter vida, [para] esse movimento continuar provocando esse intercâmbio de pessoas, de culturas e de mentalidades. Aqui a gente vê pessoas do mundo inteiro”. 

As melhorias também são motivo de orgulho para moradores e atrativo para visitantes como Cláudia Mafari, moradora de Itabuna, no sul da Bahia. “É a oportunidade de ver que uma praça que é pública está sendo bem utilizada”, afirma. A nova Praça Pastores da Noite é o tema do mais recente de vídeo da série 'Pelas Ruas do Centro Antigo', produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom). As obras de requalificação urbana são realizadas pelo Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder). 


Fonte: Secom
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.