• banner gov

Notícias

20/03/2017 17:03

Setur orienta empresários de Turismo sobre importância da regularização


Empresas de turismo do município de Santo Amaro foram visitadas nesta segunda-feira (20), por técnicos da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). A ação, que visa à qualidade dos serviços turísticos no município, propõe o credenciamento dos empreendimentos junto ao Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Além de prestar esclarecimentos relativos à importância da regularização das empresas, nas visitas desta segunda-feira, a equipe técnica recolhe a documentação dos empreendimentos visitados, cujos proprietários desejam atualizar ou efetivar o cadastro, evitando uma viagem a Salvador.

Criado pelo Ministério do Turismo (MTur) e gerenciado na Bahia pela Setur, o Cadastur é um sistema oficial de cadastro dos profissionais e empresas que atuam no setor de turismo. É obrigatório para agências de turismo, organizadores de eventos, locadoras de veículos, transportadoras turísticas e meios de hospedagem como hotéis, pousadas e albergues, além de guias de turismo.

Importante fonte de consulta para o turista, o Cadastur garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados, dentre elas, o exercício da atividade dentro da legalidade, pré-requisito para participar de licitações públicas; acesso a financiamento através de bancos oficiais; participação em eventos, programas de qualificação, feiras e ações do MTur.

Preparação – As visitas integram o calendário de ações da Setur para a preparação da festa do Bembé do Mercado, que ocorre em maio e é relacionada ao turismo étnico-afro na Bahia. Realizado desde o século XIX, o evento comemora a libertação dos negros escravizados e é considerado o único candomblé de rua do mundo. É considerado patrimônio imaterial da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Repórter: Ana Paula Cabral

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.