Destinos

29/03/2017 14:03

Salvador comemora com modernidade 468 anos de história

Passados 468 anos da fundação de Salvador por Tomé de Sousa e comitiva, a cidade hoje é sinônimo de belezas naturais, cultura e desenvolvimento. Dentre os atrativos que encantam baianos e turistas, estão praias, gastronomia típica e variada, igrejas seculares, museus, artesanato diverso e a fé do baiano, que mistura características sagradas e profanas em celebrações como a Lavagem do Bonfim.

No Pelourinho, Patrimônio da Humanidade, pode-se apreciar um belíssimo conjunto de prédios históricos, onde funcionam hotéis, bares, restaurantes, museus e lojas, além de belas igrejas, com destaque para a de São Francisco, que se sobressai pelo trabalho com detalhes em ouro, de estilo barroco.

Para conhecer um pouco mais da diversidade cultural baiana, numa passagem pelo Mercado Modelo encontram-se desde toalhas de renda a artesanatos em madeira e argila como boas opções de presentes ou lembranças da Bahia. O Mercado fica em frente a outro importante cartão-postal de Salvador: o Elevador Lacerda, que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa. Do alto do Lacerda, a vista da Baía de Todos-os-Santos é encantadora e, por isso, já se tornou uma das principais imagens que representam a cidade.

Passear pela Cidade Baixa é outra boa opção para quem quer conhecer ou rever alguns dos mais famosos atrativos da Cidade. Subir a Colina Sagrada e amarrar uma fitinha do Bonfim no gradil da famosa igreja, caminhar pela orla da Ribeira e apreciar a bela vista da Ponta do Humaitá e do Forte de Monte Serrat são programas indispensáveis.

Os mais de 50 quilômetros de praias, emoldurados por coqueirais, oferecem prazeres inesquecíveis como o banho na praia do Porto da Barra, com suas águas calmas, ideal para quem gosta de mais tranquilidade. Mas a capital baiana também oferece outras opções de mergulho para quem quer recarregar as energias, como a do Farol da Barra, outro cartão-postal da cidade; Itapuã, no bairro onde morou o poeta Vinicius de Moraes; Ondina, Placafor, Piatã, Stella Maris, dentre outras.

A culinária baiana é outro diferencial. Surgiu a partir da influência de várias culturas, principalmente a africana e indígena. Os sabores fortes e apimentados são uma característica dos principais pratos do local, onde se destaca o azeite de dendê, em delícias como acarajé, abará, caruru, vatapá e moquecas variadas.

Ao completar 468 anos, Salvador está entre as principais metrópoles do Brasil. Moderna, com novo sistema de transporte urbano, guarda ainda a topografia que a transformou num dos mais belos cartões-postais do mundo, com suas ladeiras de grandes subidas e descidas. É a porta de entrada para as 13 zonas turísticas do Estado, conforme aponta a Secretaria do Turismo da Bahia.

Repórter: Helô Sampaio