• banner gov

Turismo Étnico-afro

30/03/2017 17:03

Lauro de Freitas recebe ação de incremento ao Turismo Étnico-Afro


Com a participação da Orquestra de Berimbaus e o Grupo Cultural Azânia, a Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) realizou, nesta quinta-feira (30/3), no município de Lauro de Freitas (22 quilômetros de Salvador), o seminário “Tecendo a Rede do Turismo Étnico–Afro”. Dando seguimento às ações da Setur destinadas à qualificação e ao fortalecimento do turismo no Estado, as atividades reuniram no auditório da Faculdade Unime, público de 240 pessoas. 

O programa incluiu Oficina de Construção de Redes para o Turismo, e diagnóstico do turismo cultural e étnico, visando estruturar roteiros que ajudem a incrementar o fluxo turístico municipal. 

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas e, além de também incentivar a adesão de novos interessados à rede de turismo étnico de Lauro de Freitas, visa contribuir para que o município se torne referência para o turismo étnico e cultural na zona turística Costa dos Coqueiros.

Participaram do encontro entidades como o Bloco Afro Bankoma, a Rede Mauanda (rede de terreiros que produzem artigos de candomblé), o quilombo Kingoma, Associação de Baianas do Acarajé, além de representantes de hotéis e pousadas, artesãos e grupos de capoeira, dentre outros. Através da valorização da cultura e estímulo ao empreendedorismo, a rede visa estimular o crescimento sustentável das comunidades negras, por meio da produção associada ao turismo.

Atualmente, a Setur tem atuado na construção de dez redes de turismo étnico-afro, localizadas em seis zonas turísticas, envolvendo cerca de 500 empreendimentos negros da cultura e do turismo da Bahia. Repórter: Marilena Neco
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.