• Prêmio de boias práticas 2017
  • São João da Bahia

Investimento Público

20/04/2017 16:04

Ocupação hoteleira em Porto Seguro ultrapassa 90% durante feriadão


Uma programação variada, com exposições, mostras de dança e apresentações de orquestras filarmônicas, aguarda o turista que for a Porto Seguro curtir o feriado prolongado de 21 de abril (sexta-feira), Dia de Tiradentes.

As atividades, que vão entreter moradores e visitantes, tendo com cenário a natureza exuberante da Costa do Descobrimento e as badalações em bares e restaurantes da cidade, fazem parte do Festival Cultural do Descobrimento, que marca os 517 anos da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral à cidade, localizada a 730 quilômetros de Salvador.

Um dos pontos altos da programação, o primeiro ato religioso celebrado em terras brasileiras será relembrado, no dia 22/4 (sábado), com a Missa do Descobrimento, realizada na Praça das Pitangueiras, a partir das 17h.


PROGRAMACÃO - Iniciado no dia 19/4 (quarta-feira), o Festival Cultural segue nesta quinta-feira (20/4), com uma programação que contempla o público infantil, mostra de gastronomia, música, dança e sarau poético, dentre outras atrações. Na sexta-feira (21/04), uma oficina e festival de pipas vão divertir a criançada, além de apresentações de balé e de orquestra filarmônica. No sábado, a programação conta com circo, Orquestra Regional do Descobrimento e projeção mapeada “O Descobrimento”.

No período, Porto Seguro sedia a 2ª edição da Meia Maratona do Descobrimento, com a participação de atletas do Brasil e do exterior. A cidade histórica também abriga, até o dia 23/4 (domingo), a 9ª edição dos Jogos Indígenas, com a participação de indígenas da etnia pataxó e de outras etnias convidadas. Além das competições, a programação, com entrada gratuita, inclui ainda Bênção dos Pajés, Desfile Cultura Viva e Beleza Pataxó, Feira de Artesanato Indígena, mostra das vestimentas e gastronomia pataxó, apresentações culturais e pinturas corporais. A Semana do Descobrimento tem apoio do Governo do Estado.

Com uma oferta de mais de 40 mil leitos, Porto Seguro registra ocupação hoteleira em torno de 95%, segundo a Secretaria de Turismo local. São turistas vindos de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Argentina, dentre outros, que vão movimentar a cadeia produtiva do turismo local, como meios de hospedagem, bares, restaurantes e o comércio em geral. Repetindo o êxito da Semana Santa, o Resort La Torre já está com as reservas esgotadas. Dentre os hóspedes, turistas de Minas Gerais, São Paulo, Sul do Brasil, além de argentinos e uruguaios. No centro de Porto Seguro, o Praia Mar Hotel também está com as reservas esgotadas há dez dias.

História - Para quem deseja conhecer as primeiras páginas da História do Brasil, curtir boas baladas ou passear por uma gastronomia variada, seguir para Porto Seguro é uma boa escolha. Também vale a pena aproveitar uma das praias ao longo dos 90 quilômetros de litoral. Na cidade, o que não falta é opção. Se o dia pede o contato com a natureza, à noite, a indicação é a Passarela do Descobrimento e a orla da cidade, com bares, barracas, restaurantes e muita animação.

Repórter: Marilena Neco

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.