• Prêmio de boias práticas 2017
  • São João da Bahia

Notícias

26/04/2017 10:04

Governo firma convênio para digitalização do acervo do Olodum



Os trinta e oito anos de história do bloco afro Olodum serão eternizados e divulgados amplamente nos próximos meses. Na tarde desta terça-feira (25), dia em que é comemorado o aniversário da instituição, foi firmado um convênio com o Governo do Estado, com recursos da ordem de R$ 225 mil para a digitalização do acervo do Centro de Documentação e Memória do Olodum, localizado no Pelourinho, em Salvador. 

Um total de 234 mil peças deve compor o produto, a exemplo de adereços, abadás, livros, documentos, fitas cassetes e vídeos que preservam a trajetória do bloco. O conjunto ainda será formado por discos de ouro, troféus, medalhas, e outras homenagens acumuladas no trabalho de valorização e projeção da música negra por diversos países, bem como o trabalho social e de combate ao racismo. 

“Nós vamos poder mostrar para o mundo todo, de uma maneira moderna, tudo o que o Olodum representa para a arte e para as lutas contra diversas formas de preconceito. O maior benefício do conteúdo é para a educação. Antigamente, a cultura afro não era divulgada. Pelo contrário, era evitada. É importante mostrar a participação do negro na construção da sociedade”, ressalta o presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues. 

As etapas incluem triagem do acervo, digitalização do material e criação de uma plataforma digital. A iniciativa faz parte das ações da Década Internacional Afrodescendente na Bahia (2015-2024), como reconhecimento e apoio aos empreendimentos de promoção e apoio às comunidades negras. “É importante reconhecer a magnitude do Olodum e eternizar a história deste bloco afro atuante, que realiza inúmeras ações sociais, tem influência na cultura e contribui para a transformação da sociedade. É importante para a educação, para reforçar a luta contra os preconceitos”, destaca a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis. 


Fonte: Secom
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.