• banner gov

Notícias

23/07/2017 12:07

Estrada do Chocolate será roteiro turístico no Sul da Bahia



O Governo da Bahia lançou o projeto de implantação da Estrada do Chocolate em Ilhéus, durante o Festival Internacional do Chocolate e Cacau - Chocolat Bahia 2017. Neste roteiro, os turistas conhecerão a cultura do cacau e a produção do chocolate, por meio de visitas a fazendas existentes ao longo da BA-262, com sítios históricos, rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental.

Trata-se do primeiro roteiro turístico temático da Bahia, que servirá de modelo para outras zonas turísticas. Inicialmente, vai abranger os municípios de Ilhéus e Uruçuca, conforme anunciou a Secretaria do Planejamento, neste sábado (22), com as presenças dos secretários de Turismo, José Alves, e Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, além do coordenador do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Jonas Paulo.

O roteiro começa a operar a partir de agosto, incluindo as fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas/fábrica de chocolate gourmet, fazendas de cacau com acervo histórico-arquitetônico, Estação Rio do Braço, arquitetônico da sede do antigo distrito de Ilhéus e a Biofábrica do Cacau. 

Emoldurada pela Mata Atlântica, a Estrada do Chocolate também lembra os cenários da obra imortal do escritor Jorge Amado, conhecida em todo o mundo. É uma região única, com uma cultura e história que giram em torno do cacau e que será transformada também na região do chocolate de origem. 

A Secretaria do Turismo explicou que as pessoas que visitarem o sul da Bahia poderão conhecer todo o processo, de cultivo, colheita, preparação das amêndoas e produção do chocolate, adquirindo marcas de qualidade. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional  num polo difusor da produção verticalizada e forte atrativo turístico. 

Com apoio do Governo da Bahia, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau reúne cerca de 80 expositores e apresenta 40 marcas de chocolates finos. O evento acontece até este domingo (23), no Centro de Convenções de Ilhéus.


Fonte: Secom e Ascom Setur

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.