Notícias
30/09/2017 10:09
Atração de novos voos e cruzeiros foi foco da Setur na Abav
Durante a 45ª edição da feira internacional de turismo Abav Expo, realizada de quarta a sexta-feira (dias 27 a 29), em São Paulo, a Secretaria do Turismo do Estado atuou na prospecção de novos voos e cruzeiros marítimos com destino à Bahia. O tema foi discutido em reuniões da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) com companhias aéreas e a Cruise Lines Internacional Association (CLIA).
Encontros com representantes das companhias aéreas Avianca, TAP, Latam, Air Europa e Gol visaram à ampliação da malha aérea do estado. Atualmente, a Bahia recebe mais de 700 voos nacionais regulares vindos de todo o país e 23 voos internacionais, oriundos de Portugal, Argentina e Colômbia. A intenção da Setur é ampliar tanto os voos regulares quanto os adicionais oferecidos na alta estação.
Novas rotas de cruzeiros marítimos no estado serão avaliadas pela Cruise Lines Internacional Association (CLIA). O presidente na associação no Brasil, Marco Ferraz, explicou que a Baía de Todos-os-Santos é uma área que desperta o interesse dos parceiros da Clia que atuam no mercado brasileiro. Nesta temporada, mais de 120 mil cruzeiristas devem desembarcar em Salvador.
A zona turística será beneficiada com infraestrutura náutica oferecida pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A região foi um dos destaques desta edição da Abav, que recebeu um legítimo saveiro baiano e uma mostra de produtos do Recôncavo, como farinha de mandioca, camarão seco e cerâmicas.
Municípios turísticos participaram ativamente da feira
Vitrine para o verão da Bahia, o estande do estado na Abav contou com efetiva participação dos municípios turísticos. Fomento à geração de negócios que movimentem a economia baiana também foi um dos focos da Bahia na Abav, com reuniões entre gestores municipais, empresários e agentes de viagem e operadores interessados em vender a Bahia.
Entre os encontros que geraram negócios efetivos está a reunião da agência de viagens CVC, que confirmou a ampliação da oferta de pacotes para a Costa do Cacau, especialmente Ilhéus e Itacaré. O resultado virá entre dezembro e março, com voos semanais fretados entre São Paulo e Ilhéus, aos sábados. Cerca de 2,4 mil pacotes devem ser comercializados para o período.
Com foco no verão, o estande da Bahia reuniu algumas das principais características naturais e culturais do estado, com cenários de praias, vídeos promocionais, distribuição de acarajé, mini trio elétrico, apresentações de capoeira e oficina de turbante, que chamaram a atenção dos profissionais de turismo que participaram do evento, que foi visitado pelos secretário e subsecretário do Turismo da Bahia, José Alves e Benedito Braga.
Repórter: Ana Paula Cabral