• Novas sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Sei Bahia

Prodetur

11/10/2017 17:10

Seminário apresenta consolidação dos roteiros náuticos na Baía de Todos-os-Santos


 

A Consolidação de Roteiros para o turismo náutico e cultural na Baía de Todos-os-Santos (BTS) foi apresentada pela Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), nesta quarta-feira (11/10), em seminário realizado no Cinemark do Salvador Shopping. A iniciativa constituiu a terceira rodada de encontros no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Precedido da exibição de um vídeo sobre municípios e comunidades situadas no entorno da BTS, o evento apresentou a empresários, gestores municipais, representantes do trade turístico e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) os principais atrativos turísticos e aspectos culturais da região, além da infraestrutura náutica já existente e a que necessita ser implementada para a efetivação dos roteiros. Entre os expositores estavam o consultor de turismo náutico José Raimundo Zacarias, o gestor cultural Carlos Amorim e o arquiteto Pablo Maurutto.

 

Na abertura do seminário, o secretário José Alves ressaltou o avanço do Prodetur como consequência de um trabalho exaustivo realizado pela equipe envolvida. “Este é um momento muito importante porque a gente consolida uma das etapas do programa. Nossa ideia é que, posteriormente, venham as licitações dos projetos executivos e depois a realização dos projetos executivos, isto no período mais breve possível, entre o final de dezembro e o início de janeiro”, disse o titular da Setur.

O subsecretário Benedito Braga destacou que o seminário é uma oportunidade para “disponibilizar a todos os presentes este trabalho de demanda e oferta realizado pela equipe”.

A coordenadora geral do Prodetur Nacional, Giulliana Brito, lembrou que a Consolidação dos Roteiros resultou das oficinas públicas realizadas em Cachoeira, no dia 30 de agosto; em Madre de Deus, no dia 1º de setembro, e em Itaparica, no dia 4 de setembro, para tratar do Estudo da Oferta Turística e Levantamento de Roteiros; e, já na segunda rodada, em Salvador, no dia 2 de outubro, para tratar da Validação da Oferta Turística e Proposição de Roteiros.

Nesta etapa os representantes dos municípios discutiram e propuseram as opções de roteiros nos 18 municípios da zona turística da Baía Todos-os-Santos.

 

Repórter: Eduardo Bastos

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.