• banner gov

Notícias

13/11/2017 20:11

Setur prepara consolidação do turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos

A importância da Baía de Todos-os-Santos (BTS) para o desenvolvimento do turismo náutico cultural foi o eixo de apresentação da Secretaria do Turismo de Estado (Setur), nesta segunda-feira (dia 13), aos participantes do III Fórum Internacional sobre Gestão de Baías, promovido pelo jornal Correio, na sede da Fecomércio, situada na Avenida Tancredo Neves, na capital baiana. 

Durante o painel sobre "As baías mais belas do mundo na Amazônia Azul", foi apresentado um panorama relativo ao potencial da baía que abrange 18 municípios, 56 ilhas e compõe uma das mais charmosas zonas turísticas do Estado. A BTS abriga anualmente a Regata Aratu-Maragojipe e trouxe de volta a internacional regata Jacques Vabre. 

A expressão da atividade turística neste setor também está demonstrada com a chegada de 17 transatlânticos que trarão 151 mil passageiros ao Porto de Salvador, nesta temporada de verão. Movimento 8% maior se comparado com o registrado na temporada anterior. O primeiro navio da temporada 2017-2018 chega nesta quarta-feira (dia 15). 

A evolução do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) foi um dos pontos discutidos. Com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Prodetur prevê investimentos de US$ 84,7 milhões. Estrategicamente, estabelece a promoção do turismo náutico de forma integrada ao segmento cultural para consolidação da BTS em produto turístico competitivo. 

As ações em processo licitatório foram listadas junto com o valor do investimento em cada uma delas. O programa assegura infraestrutura náutica, melhoria dos serviços e da gestão ambiental para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo e geração de emprego. 


Repórter: Lenilde Pacheco

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.