• banner gov

Notícias

01/12/2017 19:12

Setur qualificará receptivo turístico em Alagoinhas

Com o objetivo de aprimorar os serviços de recepção ao turista no município de Alagoinhas (124 quilômetros de Salvador), a Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) promove cursos de qualificação para o trade local nos dias 4, 5 e 6 de dezembro.  O programa é dividido em cinco temas, com quatro horas de duração cada: Noções Conceituais de Turismo; Produção Associada ao Turismo; Turismo Religioso; Qualidade no Atendimento ao Turismo e Turismo e Cidadania.

Na palestra sobre Noções Conceituais, dia 4, às 9 horas, serão abordados conceitos como pontos e roteiros, cadeia produtiva, turismo sustentável e lei estadual do turismo, dentre outros.  Às 14 horas, o curso Produção Associada ao Turismo abrange o histórico do turismo na Bahia, estratégia e integração econômica, dentre outros tópicos. O conteúdo programático do seminário do Turismo Religioso, dia 5, às 9 horas, inclui atrativos do turismo cultural e religioso, seus aspectos históricos, motivações, práticas e benefícios. Nesse tópico procura-se prestar um suporte técnico para o desenvolvimento de um turismo religioso próprio e, dentro disso, agregar valores de produção associada ao turismo.

Às 14 horas, o curso Qualidade no Atendimento ao Turista aborda temas como controle das emoções, empatia, respeito e postura no atendimento. Turismo e Cidadania encerra o ciclo, no dia 6, a partir das 9 horas.

Em pauta, questões como direitos humanos, estatutos, políticas públicas, Lei Maria da Penha, acessibilidade, direitos dos povos tradicionais e diversidade sexual. O objetivo principal é o combate ao preconceito e a promoção da educação entre os profissionais do receptivo turístico. Os cursos são apresentados por técnicos da Diretoria de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur e integram o ProqualiSetur, programa de ações de educação para o turismo desenvolvido nos municípios das 13 zonas turísticas baianas. 

Em Alagoinhas, a iniciativa tem apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município.

Pertencente à zona turística Caminhos do Sertão, Alagoinhas foi reconhecida em 2010 como Patrimônio Histórico do Brasil. A cidade possui inúmeros prédios, casarões e igrejas antigos, dentre os quais se destaca uma réplica da estação ferroviária de Liverpool, na Inglaterra. 

Repórter: Eduardo Bastos
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.