• banner gov

Notícias

04/12/2017 14:12

Santa Bárbara abre calendário de festas que intensificam o turismo na Bahia



Tradição religiosa, fé e cultura compõem a secular celebração em homenagem a Santa Bárbara, realizada nesta segunda-feira (4), no Centro Histórico de Salvador. Iniciativa da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, o evento abre o calendário de festas populares da Bahia, o que representa também o ponto de partida para a alta temporada do verão baiano.


A programação religiosa começou com alvorada de fogos de artifício e teve o ponto alto com a missa campal celebrada pelo padre Lázaro Muniz, no Largo do Pelourinho, a partir das 8h30. Uma multidão de devotos, vestida de vermelho, lotou o local próximo ao palco montado na área externa da igreja.


Registrada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) como Patrimônio Imaterial da Bahia, a comemoração reuniu os secretários estaduais José Alves (Turismo), Arany Santana (Cultura), Fabya Reis (Igualdade Racial), Olívia Santana (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e o diretor do Ipac, João Carlos de Oliveira.


Este ano, a missa teve a participação especial da cantora Mariene de Castro, que, ao som de tambores, emocionou o público com a força de sua interpretação e singularidade vocal, para homenagear Santa Bárbara, Iansã, no Candomblé.


Turismo


O governo estadual valoriza e contribui para a realização de festejos populares, a fim de oferecer segurança e conforto a baianos e turistas. Com esta celebração, a Bahia dá as boas-vindas à temporada de verão, com expectativa positiva que permite estimar em 5,6 milhões o fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros, crescimento de 8,4%, quando comparado à temporada anterior.


Repórter: Eduardo Bastos

 


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.