• banner gov

Notícias

14/12/2017 14:12

Cursos de qualificação do trade turístico chegam a Santa Teresinha (BA)

O programa de qualificação turística PoqualiSetur, desenvolvido pela Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), está sendo apresentado no município de Santa Teresinha (201 quilômetros de Salvador) até esta sexta-feira (15). Composta de cinco cursos, a iniciativa tem por objetivo qualificar os serviços de recepção aos visitantes, na cidade pertencente à zona turística Caminhos de Jiquiriçá.

 

 

Com quatro horas de duração cada, os cursos estão sendo ministrados no Colégio Professora Marlene, desde a quarta-feira (13). Na oficina Noções Conceituais de Turismo são abordados conceitos básicos, como o que é turismo; direitos e deveres do turista; características geográficas e históricas da zona visitada; leis e turismo sustentável.

 

 

Já o conteúdo do curso Produção Associada ao Turismo abrange estratégia turística e integração econômica; produção e comercialização de suvenires; peças artesanais e artísticas da região.

 

 

Nesta quinta-feira (14), o ProqualiSetur visita a Comunidade Quilombola Pedra do Monte para ministrar o Seminário de Turismo Religioso. O curso apresenta os atrativos do turismo cultural e religioso, seus aspectos históricos, motivações, práticas e benefícios que o segmento oferece ao município.

 

 

Na sequência, as atividades retornam ao Colégio Professora Marlene, com o curso Qualidade no Atendimento ao Turista, que lida com a relação direta entre o trade e o turista, abordando tópicos como a importância do controle emocional, o desenvolvimento da empatia e o respeito e  postura no atendimento.

 

 

O ciclo termina na sexta-feira (15) com o curso Turismo e Cidadania, no qual questões como a ética, respeito aos estatutos e aos direitos do cidadão ganham destaque.

 

 

As aulas são apresentadas por técnicos da Diretoria de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur.


O ProqualiSetur é um programa de ações de educação para o turismo desenvolvido nos municípios das 13 zonas turísticas baianas.  Em Santa Teresinha, cidade do Recôncavo Sul, a iniciativa tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

 

A zona turística Caminhos de Jiquiriçá, no qual o município de Santa Teresinha está inserido, tem, entre seus principais atrativos, cachoeiras, rios, morros, flora e fauna. O patrimônio histórico e cultural da região é rico e diverso.

 

 

 

Repórter: Eduardo Bastos

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.