• banner gov

Notícias

20/01/2018 12:01

Restauração da Fortaleza de Morro de S. Paulo incrementa o turismo cultural

A obra de restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo foi entregue à comunidade neste sábado (dia 20). A apresentação de grupos folclóricos animou a cerimônia em que o governador também foi homenageado com título de cidadão de Cairu.


Foram investidos R$ 14,4 milhões na restauração que ficou sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides), com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Governo da Bahia - por meio da Secretaria do Turismo e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) -, assim como do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e empresários locais.


A preservação de um dos mais importantes monumentos da História da Bahia representa o êxito de uma ampla parceira e a vitória da comunidade que muito contribuiu para a concretização do projeto.


Turismo Cultural


O monumento restaurado contribui para o incremento do turismo cultural nesse importante destino de sol e mar, visitado por 300 mil turistas/ano, disse o secretário. Além de melhorar a competitividade do destino, vale destacar que toda a obra teve base em princípios sustentáveis. À preservação do patrimônio e do meio-ambiente somam-se ações para qualificação profissional e oferta de serviços turísticos de elevado padrão de qualidade.


O processo de restauro foi minucioso, com o objetivo de preservar a identidade do patrimônio datado do século XVII. A primeira etapa da obra contemplou a recuperação emergencial da muralha. Na etapa seguinte, foi feita a restauração do Corpo da Guarda e do Forte da Ponta. O espaço será usado como museu, terá exposições, espetáculos teatrais e eventos diversos.



Repórter: Lenilde Pacheco

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.