14/03/2018 14:03

Setur realiza cursos para dinamizar Turismo Religioso em Curaçá

A fim de fortalecer a cadeia produtiva do turismo no município de Curaçá, no Vale do São Francisco, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) realiza cursos de qualificação nesta quarta e quinta-feira (14 e 15). Localizada a cerca de 550 quilômetros de Salvador, a cidade tem celebrações religiosas entre alguns dos seus principais atrativos.

As ações de educação para o turismo tiveram início na manhã desta quarta-feira (14), com palestra sobre noções conceituais, quando são apresentados aspectos fundamentais, como as definições de fluxo turístico, sazonalidade, cadeia produtiva e segmentação turística, dentre outros.

Durante a tarde, a partir das 14h, as discussões serão voltadas especialmente para o segmento do turismo religioso, que tem como principais ícones em Curaçá as festas de Nossa Senhora Aparecida (outubro) e São Benedito (dezembro), além da Missa do Vaqueiro, realizada em julho, responsável pela atração de mais de 10 mil visitantes.

Entre os itens discutidos, desafios para o desenvolvimento do turismo religioso, benefícios, aspectos históricos e experiências de sucesso no Brasil e em outros países, como Aparecida, em São Paulo, e Fátima (Portugal).

Já na quinta-feira (15), os temas apresentados serão qualidade no atendimento ao turista e produção associada ao turismo, apresentada como alternativa para geração de emprego e renda. O objetivo é inserir produtos locais na cadeia do turismo, promovendo o fornecimento de insumos a hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lojas de suvenires.

As aulas são ministradas por equipe técnica da Diretoria de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur, no auditório Joivan. Podem participar da qualificação a comunidade religiosa, empresários e trabalhadores de empreendimentos turísticos. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Curaçá.

Repórter: Ana Paula Cabral