22/03/2018 18:03

Profissionais de Jequié participam de cursos para alavancar Turismo Religioso

Com o objetivo de fortalecer o turismo religioso, que movimenta mais de 5 milhões de visitantes por ano, no Estado, a Secretaria do Turismo da Bahia realiza cursos de qualificação em Jequié. O município (370 quilômetros de  Salvador) tem como importante atrativo deste segmento a festa de Santo Antônio, que acontece em junho.

Participam da programação promovida pela Setur-BA trabalhadores e empresários que atuam em atividades relacionadas ao turismo, como hotéis, bares e restaurantes, e a comunidade religiosa de Jequié, situada na zona turística Caminhos do Sudoeste.

A produção associada ao turismo foi um dos temas desta quinta-feira (22), segundo dia de atividades. Entre os itens discutidos, a geração de renda a partir da inserção de produtos locais na cadeia do turismo – fornecimento de insumos a hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lojas de suvenires, por exemplo. Destaque também para orientação sobre como atender bem o turista e a importância da qualidade no atendimento.

O turismólogo Alessandre Cruz é um dos moradores de Jequié que participam dos cursos de qualificação. “Vim aperfeiçoar meus conhecimentos e também contribuir para o desenvolvimento do turismo na cidade”, disse o profissional, que já atuou como professor e pretende trabalhar com promoção de eventos.

Na quarta-feira (21), foram apresentadas noções conceituais de turismo e o tema “Turismo Religioso” foi identificado como alternativa para alavancar o turismo local. Dentre os exemplos apresentados está Bom Jesus da Lapa. Conhecida como capital baiana da fé, a cidade recebe anualmente 2,5 milhões de romeiros.

Na última semana, a Setur também levou a qualificação, com foco no desenvolvimento do turismo religioso, ao município de Curaçá, no Vale do São Francisco. As duas iniciativas contaram com a parceria das prefeituras municipais.

Repórter: Ana Paula Cabral