• banner gov

Notícias

28/03/2018 15:03

Setur realiza encontros para incentivar Turismo Étnico-afro



Moradores do quilombo de Sucupira, localizado no município de Santa Bárbara, participam, nesta quarta-feira (28), de oficina sobre turismo étnico-afro. Realizado pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o encontro visa  a apresentar a atividade turística como oportunidade para o desenvolvimento da economia local.


Dentre os potenciais identificados estão produção de artesanato à base de palha de licurizeiro e a agricultura familiar, com a produção de mandioca, milho, feijão e amendoim. As tradições e manifestações culturais presentes no quilombo, como Samba de Roda e terreiros de Candomblé, também podem compor um roteiro que tornará o quilombo de Sucupira um atrativo da zona turística Caminhos do Sertão.


Além de conceitos, como turismo cultural e turismo étnico-afro, a técnica Tâmara Azevedo, da Superintendência de Serviços Turísticos da Setur, dará exemplos de comunidades quilombolas que já desenvolvem projetos de turismo, como Jatimane, em Nilo Peçanha (Costa do Dendê), e Grota Quilombola, em Mirangaba (Chapada Diamantina).


Simões Filho – Ações para o desenvolvimento do turismo étnico e valorização da herança africana também foram realizadas em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, na terça-feira (27). Discussões sobre aspectos como identidade, empoderamento e autonomia e uma mostra de artesanato integraram o evento, que reuniu grupos de receptivo turístico, representantes de manifestações culturais e povos de terreiros de Candomblé.


O foco do evento foi o estímulo para que comunidades negras desenvolvam iniciativas empreendedoras que gerem emprego e renda. Empresários baianos podem aderir à Rede de Turismo Étnico, que já conta com 2,8 mil empresas cadastradas em 32 municípios baianos.

 

Repórter: Ana Paula Cabral

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.