• banner gov

Notícias

04/04/2018 16:04

Setur atualiza oferta hoteleira na Costa do Descobrimento


Até o dia 12, técnicos da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) vão atuar na Costa do Descobrimento para renovar o banco de dados da oferta hoteleira da Bahia. O trabalho prevê visitas a hotéis e pousadas das cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Guaratinga. A contagem, que inclui número de quartos e leitos, é importante para subsidiar ações da Setur, como qualificação profissional.


Outra vertente da atuação da secretaria na região é o estímulo à formalização das empresas de turismo. No período, técnicos da Setur, com ajuda das prefeituras, vão mobilizar o empresariado para participar de seminários que mostrarão a importância de integrar o Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Os encontros serão realizados entre os dias 11 e 12 de abril, em Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, incluindo Trancoso e Arraial D’Ajuda.


De acordo com o último levantamento realizado na Costa do Descobrimento, em 2013, a zona turística conta com 684 meios de hospedagem e cerca de 53 mil leitos. Em relação ao Cadastur, apenas 401 empresas de turismo estão em situação regular, a maioria em Porto Seguro.


Cadastur 3.0
 - Com duração de quatro horas, os seminários servirão para apresentar o Cadastur 3.0 e as facilidades do novo sistema de cadastro do Ministério do Turismo, que pode ser acessado via web.

Na oportunidade, será possível conhecer mais sobre o cadastro, que é obrigatório para agências de viagem, transportadoras turísticas, guias, meios de hospedagem, acampamentos e organizadores de eventos. Dentre as vantagens de estar em situação regular no Cadastur estão o acesso a financiamentos em bancos oficiais e concorrência em licitações públicas.

A próxima zona turística a ser beneficiada pela ação, ainda em abril, é denominada Caminhos do Jiquiriçá, que abrange municípios como Amargosa, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. No ano passado, a equipe da Setur realizou a atualização da oferta hoteleira na Costa dos Coqueiros, Caminhos do Oeste e Caminhos do Sudoeste.


Repórter: Ana Paula Cabral

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.