06/04/2018 12:04

Setur aposta em roteiros de turismo étnico na Costa do Descobrimento

Turismo étnico é tema de evento realizado em Belmonte nesta sexta-feira (6). O encontro integra a agenda de ações da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) na Costa do Descobrimento e dá continuidade ao trabalho realizado pela secretaria para o desenvolvimento do turismo em comunidades negras e indígenas da Costa do Descobrimento, a fim de gerar emprego e renda na região.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Belmonte, o evento conta com apresentação da coordenadora de Turismo Étnico da Setur, Tâmara Azevedo, que apresenta o diagnóstico do turismo étnico na Costa do Descobrimento. A expansão da rede de Turismo Étnico na zona turística, criada no ano passado, é um dos focos do seminário.

Na região, atualmente, 25 empreendimentos fazem parte da rede que estimula o empreendedorismo em grupos étnicos. Em toda a Bahia já são 2,8 mil empresas distribuídas em seis zonas turísticas.

Porto Seguro – Outros seminários foram realizados pela Setur em Porto Seguro nesta semana. Apresentado também no Hotel Solar do Imperador, na quinta-feira, o diagnóstico turístico da Costa do Descobrimento mapeia atrativos naturais e culturais da região, como o Parque Nacional do Pau-Brasil, Casa da Lenha e grupos e manifestações culturais – terreiros de Candomblé, blocos afros, afoxés, samba de roda, maculelê e marujada, dentre outros.

“Porto Seguro é um dos nossos principais destinos turísticos. O turismo cultural e de sol e praia é muito forte, mas trabalhamos para mostrar que o mercado pode ser mais segmentado, com a criação de novos roteiros”, explicou Tâmara Azevedo.

Outro seminário também foi realizado na última terça-feira (3), no distrito de Arraial D’Ajuda. A programação da Setur na região incluiu visita técnica à aldeia pataxó de Imbiriba, em Trancoso, que tem como um dos principais atrativos a produção associada ao turismo, com a confecção de artesanato à base de sementes e coco.

Repórter: Ana Paula Cabral