24/05/2018 11:05

Itaparica recebe obras de infraestrutura, saúde e abastecimento

O município de Itaparica receberá obras de infraestrutura, saúde e lazer. Entre elas, a reforma e adequação das gavetas do Ferry Boat, em São Joaquim e em Bom Despacho, com um investimento de R$ 9 milhões. As intervenções no sistema vão melhorar as condições de operação e adequar as gavetas para comportar a atracação das embarcações Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi.

Esse investimento em Bom Despacho vai permitir que haja um atracamento mais rápido das embarcações maiores. As áreas de embarque e desembarque serão completamente reformadas e já foram iniciadas as obras para proporcionar um transporte mais rápido, mais seguro e mais confortável para a população.

Também a rodovia BA 001, no trecho que dá acesso ao Ferry Boat, em Bom Despacho, passará por obras de restauração e pavimentação, com recursos de R$ 2 milhões. O município foi beneficiado ainda com a autorização para a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e da Academia de Saúde, que vão receber um investimento somado de mais de R$ 1,7 milhão, entre obras e equipamentos.

A professora de artes Reindalice Pereira trabalha com atenção psicossocial em Itaparica há mais de 10 anos. Para ela, o novo Caps será fundamental no cuidado de pessoas com necessidades especiais. "Essa construção vai nos dar um espaço com salas e equipamento adequado para trabalhar. Isso vai melhorar muito o desenvolvimento de nossos alunos. Com um espaço mais apropriado, eles vão poder se concentrar mais no processo de recuperação", comemorou.

Outras ações do Governo do Estado serão as ampliações do Sistema de Esgotamento Sanitário de Itaparica, no valor de mais de R$ 3 milhões, e do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vera Cruz e Itaparica. Com investimento de R$ 1 milhão, a obra compreende a implantação de 9,4 quilômetros de rede coletora, 2,7 quilômetros de ramais prediais e duas estações elevatórias. Serão executadas 446 ligações intradomiciliares de esgoto, beneficiando 3846 pessoas. O município também conta com nova viatura para a Polícia Militar e uma ambulância.

Destino turístico

Rica em belezas naturais, a Ilha de Itaparica tem destaque entre os destinos turísticos do Estado. A Prefeitura de Itaparica atua em parceria com a Secretaria Estadual do Turismo em qualificações que visam a melhoria dos serviços turísticos. Este trabalho mobiliza profissionais do ramo hoteleiro, pousadas, bares e restaurantes. Entre os temas já discutidos estão questões como comunicação e formas de bem atender.

Fontes: Secom e Ascom Setur