• banner gov

Notícias

29/05/2018 16:05

Setur estimula turismo étnico no Recôncavo baiano


Fomentar o turismo étnico na região, valorizar os patrimônios materiais e imateriais e estimular a economia criativa, por meio da produção associada ao turismo, gerando renda para as comunidades. Esta é a importância do projeto 'Terreiros Criativos' que está sendo implantado na região do recôncavo baiano, desde meados de março deste ano, quando foi lançado em Cachoeira. 

A iniciativa promove palestras, cursos, treinamentos e visitas técnicas com condutores e guias de turismo, integrantes de terreiros de candomblé e profissionais de cultura da região visando melhorar a recepção aos turistas e estimular a economia local. Para a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o turismo étnico é uma das muitas vertentes da atividade turística que encontram terreno fértil na Bahia, e no qual a Setur investe para qualificar o trade e atrair visitantes.


O projeto conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e do Centro de Artes e Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), além da coordenação geral da Associação dos Guias e Condutores de Turismo do Vale do Paraguaçu. Dentre os instrutores dos cursos, especialistas das áreas de história, antropologia, museologia, sociologia, turismo, arquitetura e patrimônio cultural, além de mestres locais e até babalorixás, yalorixás e ogãs que repassam seus conhecimentos de matriz africana, promovendo oficinas de gastronomia, música e canto tradicionais, dentre outras atividades. Os dez terreiros de candomblé registrados como Patrimônio Cultural pelo Estado nos municípios de Cachoeira e São Félix são diretamente beneficiados. Confira quais são no link.


 

Infraestrutura e trade


A Setur investe em obras de infraestrutura e na qualificação do trade turístico, nos segmentos do turismo étnico, religioso, rural e náutico e apoia eventos expressivos da cultura do Recôncavo, como a Feira dos Caxixis, Festa da Irmandade da Boa Morte e a Festa Literária de Cachoeira.


Para o presidente da Actup, Alexssandro Simão (SandroGuia), o apoio da Setur é determinante. "Além dos investimentos periódicos da Secretaria na região, com o projeto Terreiros Criativos conseguimos finalmente preparar guias, condutores e os terreiros para melhorar a recepção aos turistas nas nossas cidades, estimulando a geração de emprego e renda para a população local", comemora. O projeto tem duração de três meses, teve inscrição gratuita e ampla divulgação.


 

Programação


A programação é sempre de segunda a sexta-feira, com aulas na Fundação Hansen Bahia em Cachoeira (Rua Treze de Maio, n°197-373). Nesta terça-feira (29) à tarde, acontece a Oficina Desenvolvimento de Produtos com a artista plástica e gestora cultural, Ana Maria Fraga. Na quarta (30), a turismóloga e mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ana Carla Nunes, fala sobre Turismo Cultural e Patrimônio. Na quinta-feira (31), os alunos do projeto fazem excursão para visita técnica a monumentos e locais históricos de Salvador durante todo o dia.


Já na sexta-feira (1º de junho), à noite, acontece uma Noite Cultural em Cachoeira, aberta ao público, com Oficinas de Música e Cantoria Étnico-religiosa. A grade de aulas continua até meados de junho. O corpo docente é formado por cerca de 90% de professores e profissionais da região do Recôncavo. Informações: endereços eletrônicos pterreiroscriativos@gmail.com e actup-cachoeira@bol.com.br, e telefones 75 98245.1045 e 71 99154-5965. Acesse mais dados no site do Ipac e no da Secult, os facebooks Ipacba Patrimônio e Moniz Comunicação, o twitter @ipac_ba e os instagram @ipac.ba e @monizcomunicacao.

 


 Fonte: Ascom Setur e Ipac


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.