13/06/2018 17:06

Conselho Estadual do Turismo protesta contra danos ambientais na Baía de Todos-os-Santos

Passados quatro dias do acidente que causou vazamento de substância oleosa no Rio São Paulo, município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, integrantes do Conselho Estadual do Turismo aprovaram, nesta quarta-feira (13), moção de protesto para cobrar da Petrobras providências urgentes, a fim de assegurar a plena recuperação da área atingida.

Os danos causados pelo acidente foram relatados durante a reunião, na sede da Setur-BA (Avenida Tancredo Neves), em Salvador, pelo vice-presidente da Câmara de Turismo da Baía de Todos-os-Santos, Moysés Cafezeiro. Por meio de nota divulgada na segunda-feira (11), a Petrobras informou que o vazamento, estimado em três metros cúbicos de "água oleosa", aconteceu no sábado (8). A empresa esclareceu que cerca de 90% da área atingida pelo vazamento foi limpa por sua equipe de contingência.

"Os danos atingem o meio ambiente e causam imenso prejuízo ao turismo", disse o vice-presidente da Câmara da BTS, Moysés Cafezeiro, que visitou a área afetada nesta terça-feira (12). "São necessárias medidas de contenção dos danos e ações cautelares para impedir que acidentes desta natureza voltem a ocorrer", alertou.

Diante destas informações, os conselheiros foram unânimes em apontar a necessidade de se exigir ações eficazes da Petrobras. Eles aprovaram a moção de protesto, mostrando a relevância da Baía de Todos-os-Santos para a atividade turística.

Promoção do destino

Resultados obtidos com a política de desenvolvimento da atividade turística na Bahia também foram analisados durante a reunião do Contur. Itens como a promoção do destino, diversificação de produtos e infraestrutura para o turismo foram apresentados entre as prioridades da Setur-BA.

A Setur apresentou os mais recentes eventos para ativação da marca Bahia. Quanto à diversificação de produtos turísticos, foram mostrados os trabalhos que visam a fortalecer segmentos, como o turismo religioso, rural e o de observação de aves (birdwatching), assim como as estradas temáticas do Chocolate e Caminhos da Bahia Colonial (Estrada Real).

Conselheiros

O Conselho Estadual do Turismo tem caráter consultivo. Estiveram presentes representantes das secretarias do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Desenvolvimento Rural, Bahiatursa, Procuradoria Geral do Estado e lideranças de segmentos relacionados à atividade turística, a exemplo de hospedagem, bares e restaurantes, guias de turismo, agências de viagens e Sindicato de Empresas de Turismo. As atividades do Conselho não são remuneradas.

Participaram da reunião o secretário do Turismo do Estado José Alves e o subsecretário do Turismo, Benedito Braga, assim como a equipe técnica da Setur.

Repórter: Lenilde Pacheco