• banner gov

Notícias

31/10/2018 16:10

Setur prepara ações estruturantes na Baía de Todos-os-Santos

Um dos maiores atrativos turísticos do litoral brasileiro, a Baía de Todos-os-Santos encanta os visitantes com sua paisagem exclusiva e a riqueza de um secular patrimônio histórico. Passear de barco por suas águas tranquilas é garantia de momentos inesquecíveis. Nesta quinta-feira, os olhares se voltam especialmente para a baía, descoberta em 1º de novembro de 1501.


Nestes 
517 anos, a baía guardou um ecossistema singular e 56 ilhas com praias de águas cristalinas, vegetação densa, coqueirais e remanescentes de Mata Atlântica. São diferenciais que valorizam o ecoturismo e o turismo náutico, razões pelas quais a Secretaria do Turismo da Bahia atua para alavancar o desenvolvimento na BTS, área perfeita para a prática de esportes náuticos, mergulho, etc. Com bons ventos e condições para esportes como a vela, também é parada obrigatória de regatas internacionais.


Contratado pela Setur-BA, consórcio de empresas de engenharia, arquitetura e meio ambiente desenvolve projetos de requalificação e de implantação de 12 equipamentos náuticos (atracadouros, terminal turístico, base náutica) na Baía de Todos-os-Santos. A ação integra a matriz do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).


Dentre as intervenções previstas estão a recuperação da Marina da Penha (Salvador), instalação de uma base náutica em Salinas da Margarida e implantação do terminal turístico de Ilha de Maré, além de atracadouros em Cachoeira e Candeias, dentre outros. Este último servirá de acesso ao museu Wanderley Pinho, que também passará por requalificação e terá novo plano de gestão.


"O turismo náutico tem grande potencial econômico e pode ser gerador de emprego", afirma o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, informando que estão em andamento os projetos executivos de arquitetura e engenharia, assim como os estudos necessários à concessão de licenças ambientais para execução das obras.


"Os investimentos contemplam 18 municípios com ações para melhoria da infraesturura náutica e aporte de recursos na gestão do turismo. Trata-se de um importante processo de qualificação de um ambiente propício para regatas, mergulhos, passeios de barco e demais atividades náuticas", resume o subsecretário Benedito Braga.

 

Repórter: Lenilde Pacheco

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.