20/11/2018 14:11

Setur-BA mobiliza municípios turísticos para aperfeiçoar metas de desenvolvimento

Um diagnóstico sobre a gestão do Turismo nos municípios baianos foi apresentado durante reunião do Conselho Estadual de Turismo (Contur), realizada nesta segunda-feira (19), na sede da Secretaria do Turismo da Bahia. A Bahia possui vasto território turístico e atrativos diversificados, que requerem permanente articulação da Setur.

Com base em dados apurados pelo Censo Turístico 2018, a Superintendência de Serviços Turísticos apresentou aos conselheiros a importância da mobilização dos municípios para atingir metas que os qualifiquem num ambiente competitivo. “É importante a participação de todos os municípios, porque faremos o planejamento de políticas públicas de desenvolvimento com metas a serem alcançadas”, assinalou o secretário estadual do Turismo, José Alves, presidente do Contur.

Das 150 cidades baianas incluídas no Mapa do Turismo Brasileiro, 127 responderam ao Censo. “Procuramos conhecer a realidade desses municípios, suas carências e potencialidades e o que desejam vender para o turista”, afirmou o diretor de Regulação e Certificação da Setur, Divaldo Borges, responsável pelo Censo Turístico.

O diagnóstico incluiu questões relacionadas à promoção dos destinos, Lei Municipal de Turismo, monitoração de tendências de mercado, centro de atendimento ao turista e ocupação hoteleira, dentre outras.

A pauta da reunião do Contur também incluiu uma apresentação pelo secretário José Alves sobre o Verão 2018/2019. Está prevista a chegada de mais de 6 milhões de turistas ao Estado.  “Fizemos a promoção do destino visando atrair número crescente de visitantes", afirmou ele. As ações de capacitação profissional e a ampliação da oferta de voos também contribuem para ampliar o fluxo turístico, acrescentou.

O superintendente do Patrimônio da União, Abelardo de Jesus Filho, fez explanação sobre os 'Patrimônios da Bahia', e técnicos da Superintendência de Investimentos da Setur apresentaram os Estudos de Demanda e a Roteirização da Baía de Todos-os-Santos, de acordo com o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Conselho - Presidido pelo secretário do Turismo José Alves, o Contur reúne representantes do Governo do Estado,  do trade turístico e de entidades diversas, como Senai, Abrajet, Uneb, Sindetur  e BNB.  Entre suas finalidades está a proposição de ações que contribuam para as políticas públicas do setor turístico.

Repórter: Eduardo Bastos