23/11/2018 18:11

Setur planeja ações para estruturar o Turismo de Saúde

Após assinatura do protocolo de intenções que reúne as Secretarias Estaduais do Turismo e Saúde e a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), a estruturação do segmento de Turismo de Saúde começou a ser planejadas nesta sexta-feira (23), durante reunião, na sede da Setur-BA.

Com as presenças do secretário estadual do Turismo, José Alves, do presidente da AHSEB, Mauro Duran Adan, e de representantes de agências de viagem, foram avaliadas as medidas necessárias para sistematizar o segmento, valorizando as vantagens competitivas da Bahia.

“Tratamentos médicos de elevada qualidade, profissionais renomados, rede hospitalar certificada com acreditação nacional e internacional e conectividade aérea são fatores que podem colocar a Bahia na dianteira desse movimento internacional. Basta uma estruturação que valorize este segmento", afirmou o secretário José Alves.

A vice-presidente da Associação Mundial do Turismo de Saúde e fundadora da Alianza Global, Daniele Nogueira, apresentou um panorama internacional do turismo de saúde, com estatísticas muito favoráveis. “É um setor que movimenta mundialmente 11 milhões de turistas/ano”, informou.

Uma plataforma integrada que reúna os diversos agentes do segmento foi discutida como alternativa para atrair turistas de lugares que já possuem um histórico de procura por serviços de saúde no Brasil e na Bahia. É o caso de países africanos, como Nigéria e Angola, e da América Latina, por exemplo. "A conectividade aérea com África e países latino-americanos contribui muito para atrairmos este público”, observou José Alves.

Segundo o presidente da AHSEB, a Bahia possui credibilidade no setor de saúde, reunindo estruturas que não ficam atrás de algumas das melhores do Brasil. “Vamos trazer as pessoas para tratar com as melhores práticas da medicina e com profissionais que possuem formação e graduação internacional”, afirmou Mauro Adan.

Participaram também da reunião o superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila, a superintendente da AHSEB, Maísa Domenech, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-BA, Júlio Calado, e profissionais de agências de viagem, como Moysés Cafezeiro, da Maretur; Carlos Maurílio, da Business Travel Agency, e Mateus Sena, da Salvatur.

Repórter: Eduardo Bastos