• banner gov

Notícias

25/11/2018 08:11

Dia da Baiana é comemorado com missa no Pelourinho




O Dia Municipal da Baiana de Acarajé – 25 de Novembro – é celebrado com festa neste domingo, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. Com seu ofício reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2005, as baianas de acarajé são um dos principais ícones da cultura da Bahia e contribuem decisivamente para a imagem positiva do destino turístico que é associado à alegria e hospitalidade.

A programação inclui uma missa às 11h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, com singularidades próprias, que marcam o encontro de duas religiões: o candomblé e o catolicismo. Na cerimônia, o povo de santo bate os atabaques, o padre reza a missa e um coral amplia a diversidade da celebração.

Após a missa, as baianas e demais participantes sairão em cortejo pelas ruas do Pelourinho, com destino ao Memorial das Baianas, localizado na área do Monumento da Cruz Caída, na Praça da Sé. O momento proporciona visibilidade ainda maior à categoria que luta por benefícios para a secular profissão.

Segundo a coordenadora da Associação Nacional das Baianas de Acarajé e Mingau, Receptivos e Similares da Bahia (Abam), Rita Santos, só em Salvador são cerca de 3,5 mil vendedoras de acarajé. A entidade possui também associadas que atuam em cidades como Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Porto Alegre.

Repórter: Lenilde Pacheco

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.