• banner gov

Notícias

20/12/2018 10:12

Obras na orla de Salvador beneficiam mobilidade urbana e turismo



Turistas que visitam a capital baiana e moradores da região do Costa Azul, em Salvador, foram beneficiados com duas obras entregues pelo Governo do Estado, na manhã desta quinta-feira (20).


Na ocasião, o governador Rui Costa inaugurou a ampliação e recuperação de uma ponte que passa sobre o Rio Camarajipe, e a requalificação da orla de Salvador, no trecho que vai do Jardim de Alah ao Jardim dos Namorados.


As obras foram executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) com recursos do Ministério do Turismo (MTur) e contrapartida do Estado da Bahia.


Para o secretário estadual do Turismo, José Alves, a requalificação beneficia o turismo na capital, tornando a orla marítima mais atrativa tanto para turistas quanto para os moradores da cidade.


“Calçadão, ciclovia e parque infantil são exemplos de experiências de lazer à beira mar que são oferecidas aos visitantes que escolhem a capital baiana para passear, muitas vezes acompanhado da família”, explicou o secretário.


Requalificação – Além dos equipamentos citados por Alves, no trecho, que vai do Jardim de Alah até o Jardim dos Namorados, também foram feitos equipamentos de ginástica, pavimentações, paisagismo e estacionamento com 130 vagas. Foram aplicados, nessas intervenções, recursos da ordem de R$ 1,8 milhão.


Orçada em cerca de R$ 5,4 milhões, a obra na passarela sobre o rio Camarajipe envolveu o alargamento do equipamento, nos dois lados, o que permitiu a construção de uma terceira pista de tráfego nos dois sentidos, bem como a colocação de alvenarias de mar, com o suporte de pedras que pesam duas toneladas.


De acordo com o diretor de Qualificação Urbanística da Conder, Airton Maia, "a ponte estava em ruína. Foi preciso demolir uma parte da estrutura e requalificar todo o tabuleiro, inclusive com o lançamento de oito vigas pré-moldadas de 60 toneladas cada".



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.