28/01/2019 09:01

Arco do triunfo celebra pouso de novo Airbus na rota Lisboa-Salvador

A estreia do moderno Airbus A330-900neo no Aeroporto de Salvador na noite da última sexta-feira (25) foi marcada pelo batismo da aeronave. Seguindo a tradição mundial da aviação, o voo TP029 - operado pela TAP - foi recebido com um arco do triunfo (dois jatos de água de reuso que se encontram formando um arco) feito pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Além disso, o primeiro pouso da aeronave contou com a presença dos spotters, apaixonados por aviação que percorrem aeroportos em busca de registrar diferentes modelos de aviões. O grupo de cerca de 20 pessoas pôde fazer fotos da pista de pouso e ainda teve a oportunidade de visitar o interior do moderno A330neo, que fez sua estreia em dezembro do ano passado.

O Airbus A330-900neo tem operação exclusiva da TAP em âmbito mundial e além de Salvador, só voou em operações comerciais para as cidades de Lisboa e São Paulo. O primeiro voo comercial saiu de Lisboa para a capital paulista em 15 de dezembro do ano passado.

Para o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, a escolha de Salvador pela TAP para utilização do novo equipamento é indicativo da alta relevância da capital baiana no cenário internacional. "O empenho demonstrado pela companhia ao operar com o novo Airbus soma-se ao esforço do governo estadual para ampliar a conectividade aérea e intensificar o turismo", afirmou. "Nossa parceria com a TAP é muito bem-sucedida e tende a evoluir ainda mais".

Com o objetivo de expandir a atividade turística, o secretário José Alves incentiva companhias aéreas a implantar o programa stopover na capital baiana, uma parada voluntária superior a 24 horas, antes do embarque para o destino final. "A Vinci registrou crescimento de 7,5% no número de usuários do aeroporto, no último trimestre (comparado com igual período do ano anterior).  Temos tudo para ampliar ainda mais".

Infraestrutura aeroportuária

Desde que foi integrado à rede Vinci Airports, em 2 de janeiro de 2018, o Aeroporto de Salvador tem empreendido esforços e investimentos para ser capaz de abrigar os mais diversos tipos de aviões.

A pista auxiliar foi completamente reformada e agora também é capaz de receber aeronaves de maior porte, cuja envergadura pode chegar a 36 m, como o Boeing 737 e o Airbus 320.  A pista principal teve a iluminação substituída e está sendo reformada para ficar de acordo com os mais altos padrões de segurança. No fim de 2019, os aviões terão à disposição ainda um novo píer com seis fingers (pontes de embarque).

Mais conforto

Além de um sistema de entretenimento a bordo e conectividade de última geração, com wifi disponível, o primeiro Airbus A330-900neo tem 298 assentos dispostos numa configuração de cabina com três classes: 34 assentos em executiva, 96 em classe econômica plus e 168 em classe econômica. A nova cabine Airspace by Airbus, entre outras novidades, oferece mais espaço entre as poltronas para os clientes, compartimentos de bagagem maiores e um inovador sistema de iluminação de cabine em LED que ao longo da viagem cria ambientações que contribuem para a redução dos efeitos do Jet Lag. O avião veio para reforçar e expandir a operação do longo curso da TAP.

Texto: Vinci e Ascom Setur