• banner gov

Notícias

12/02/2019 14:02

Seis ruas são requalificadas e entregues no Tororó, em Salvador


A história do projeto que vem requalificando o centro antigo da capital baiana ganhou novo capítulo esta semana. Mais seis vias, desta vez no Jardim Baiano, no Tororó, foram recuperadas pelo Governo do Estado, por meio do ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador'. A inauguração foi feita na manhã desta terça-feira (12), pelo governador Rui Costa, que também anunciou a construção de uma ciclovia no Dique do Tororó.

“Além das obras que já estão previstas no projeto, incluímos intervenções em cerca de 30 ruas do bairro da Liberdade e ações também na área do Dique, que receberá uma ciclovia, passeio novo, piso tátil e outros reparos. O ‘Pelas Ruas’ tem como conceito urbanizar e valorizar o centro antigo. Temos percebido, por onde já concluímos obras, que os moradores se motivam a pintar as suas casas, cuidar das calçadas. É isso que queremos estimular. Que as pessoas tenham orgulho de morar no centro de Salvador e que esse espaço atraia cada vez mais investimentos, como já tem atraído nos últimos meses, com a implantação de grandes hotéis e outros empreendimentos”, afirmou o governador. 

Executado pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), o projeto engloba pavimentação asfáltica e requalificação de calçadas, com melhorias na acessibilidade, em toda a região antiga da cidade. Integrantes do Lote 3 do projeto, as ruas entregues nesta terça são Boulevard Suíço, José Leonídio Sena, Boulevard América, Arquimedes Gonçalves, Hugo Baltazar da Silveira e Pedro Américo. Com a nova entrega, essa etapa já reúne 82 ruas finalizadas, com um investimento de R$ 27,5 milhões.

"A ação vem trazendo uma melhoria significativa no cotidiano dos moradores dos 11 bairros beneficiados pelo projeto. Hoje, aqui no Jardim Baiano, fizemos a entrega de várias vias e uma das ruas mais famosas da cidade, que fica aqui pertinho, vai ter as intervenções iniciadas logo após o Carnaval", anunciou o diretor da Dircas, Maurício Mathias.

Morador do bairro há 29 anos e dono de um lava-jato que também fica no local, Luís Paulo Conceição já percebeu a mudança. "Agora está bem melhor com essa obra. Organizou tudo, até o tráfego de veículos, e ainda refez os passeios, que estavam danificados", ressaltou.

Cuidado com a história 


O 'Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador' abraça mais de 300 ruas, inclusive a Rua Chile e mais 17 vias do Centro Histórico, área na qual está inserido o Pelourinho. Dividido em cinco lotes, o projeto conta com um investimento total que chega a R$ 124 milhões. A ação é uma das primeiras grandes obras brasileiras de urbanização que seguem as normas de acessibilidade e o desafio de implantar melhorias em ruas antigas, muitas das quais nunca tinham sido beneficiadas com um projeto desse porte.

O Lote 1, que abrange os bairros Comércio e Calçada, possui 53 vias contempladas, sendo 35 concluídas e 11 em execução. Já no Lote 2, no qual estão o Centro, Dois de Julho, Politeama e Nazaré, são 49 concluídas e sete em execução. No Santo Antônio Além do Carmo, Lote 4, são nove vias contempladas, que ainda serão submetidas aos serviços. Já no Barbalho, Macaúbas, Nazaré, Soledade e Lapinha, que formam o Lote 5, há 43 concluídas e três em execução. 

O telefone (71) 3116-6760 foi disponibilizado para que a comunidade possa tirar dúvidas sobre o projeto. As ligações são recebidas das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Mensagens também podem ser enviadas para o e-mail socialpacpav@conder.ba.gov.br. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.