• banner gov

Notícias

18/03/2019 10:03

Turismo baiano cresce e busca manutenção de boas taxas o ano inteiro


 

Avaliação promovida pela Secretaria Estadual do Turismo sobre os resultados alcançados com o Verão na Bahia revelam o sucesso da alta temporada em destinos que estão entre os mais procurados do País, como Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo, Salvador e Praia do Forte, dentre outros. A ampliação da infraestrutura, como a melhoria nos aeroportos, estradas e o metrô na capital, estão entre os fatores que contribuíram para assegurar tranquilidade aos visitantes, oferecendo a perspectiva de crescimento sustentável para o setor. A Bahia recebeu neste verão cerca de 6 milhões de turistas, o que representa expansão da atividade em cerca de 7,5%.    


São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal destacaram-se entre os principais emissores de turistas nacionais. Entre os estrangeiros, as nacionalidades mais presentes foram argentina, espanhola, italiana, francesa, alemã e norte-americana. Este fluxo turístico colocou a Bahia entre os cinco estados mais visitados durante o período de férias escolares, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. A lista inclui Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.


Para exemplificar os bons resultados alcançados pelo Governo da Bahia, equipe técnica da Setur apresentou índices registrados no primeiro final de semana de janeiro, quando foi intenso o movimento nas praias do Litoral baiano. O Morro de São Paulo (zona turística da Costa do Dendê) obteve elevada ocupação hoteleira durante o Réveillon e iniciou janeiro com média em torno de 90%.  Os índices positivos foram extensivos a diferentes zonas, como Salvador (Baía de Todos-os-Santos), Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros e Chapada Diamantina.


"Ocupação hoteleira em alta é sinônimo de movimentação econômica - estimada em mais de R$ 6 bilhões - e geração de empregos", afirmou o secretário do Turismo, Fausto Franco, ao analisar o relatório. Para manter o crescimento sustentável e combater os efeitos da sazonalidade, o Governo do Estado iniciou, em janeiro, as ações promocionais nos mercados nacional e internacional (Nova Iorque, Madri, Bogotá, Berlim, Lisboa, Assunção, Santiago, Shangai, Londres, Lima e Buenos Aires, dentre outras cidades), intensificando a promoção do destino Bahia.


Até novembro, a Bahia estará presente em 32 feiras internacionais de turismo e 21 eventos nacionais, a fim de divulgar atrativos turísticos e trazer um número ainda maior de visitantes. Novos investimentos em comunicação digital também serão feitos ao longo do ano para aproximar ainda mais a Bahia dos mercados emissores.

 

Repórter: Lenilde Pacheco

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.