23/04/2019 15:04

Turismo discute ações para ampliar competitividade de Porto Seguro

Ações conjuntas visando a fortalecer atividades socioeconômicas no município de Porto Seguro foram amplamente discutidas, nesta terça-feira (23), durante reunião entre o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, a prefeita Cláudia Oliveira e os integrantes da Câmara Setorial do Turismo da Costa do Descobrimento.

Os itens de uma pauta prioritária já haviam sido inicialmente discutidos no mês passado entre a prefeita Cláudia Oliveira e o secretário Fausto Franco, na sede da Setur, em Salvador. Desta vez, a reunião foi ampliada com o objetivo de dar seguimento à análise de projetos estruturantes naquela região.

Lideranças locais destacaram o fato de Porto Seguro receber mais de 1,7 milhão de turistas/ano, movimentando toda a cadeia produtiva do setor, principalmente hotéis, restaurantes, serviços de transporte e o comércio em geral. Observaram, ainda, que por ser líder entre destinos litorâneos, o município requer novos investimentos, a fim de manter-se competitivo diante da concorrência.

A prefeita Cláudia observou a importância da oportunidade de discutir os pleitos e explanar as necessidades de Porto Seguro e também dos demais municípios da região. O secretário estadual Fausto Franco enfatizou em sua fala a importância dos municípios da Costa do Descobrimento para o turismo da Bahia e o interesse do governo em atuar na solução das demandas.

Ele informou que estão sendo realizadas tratativas para redução da alíquota do ICMS sobre o combustível das aeronaves, a fim de aumentar a oferta de voos. Segundo ele, as companhias aéreas Azul e Gol poderão colocar mais voos para Porto Seguro com melhores tarifas e horários.

O secretário também afirmou que uma parceria público-privada pode abrir caminho para construção de um novo aeroporto na região. "O ideal é traçar uma agenda proativa, positiva, visando a um turismo transformador", defendeu. Entre as ações discutidas, um projeto de requalificação da Passarela do Descobrimento, já aprovado pelo Ministério do Turismo e que aguarda a chancela do Iphan.

O secretário do Turismo da Bahia cumpriu agenda intensa em Porto Seguro e região, incluindo participação no Festival Cultural do Descobrimento – Semana do Brasil e equipamentos turísticos da cidade. Fausto visitou as instalações da UPA Frei Calixto e participou da inauguração da Unidade de Vigilância e Zoonoses – UVZ.

Participaram da reunião o prefeito de Belmonte, Janival Borges; o vice-prefeito de Santa Cruz Cabrália, Carlos Lero; e representando Guaratinga, o secretário de Meio Ambiente, Adalberto Oliveira. O secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Paulo Cesar Magalhães mediou o bate-papo.

Repórter: Lenilde Pacheco