• banner gov

Notícias

24/05/2019 15:05

Atuação do escritor Javier Moro contribui para aproximar espanhóis da Bahia

O escritor Javier Moro narrou sua experiência literária em palestra realizada na noite de quinta-feira (23), na Academia de Letras da Bahia, no bairro de Nazaré, em Salvador, numa iniciativa do consulado da Espanha com o objetivo de aproximar baianos e espanhóis. Pela quarta vez no estado, o madrileno é autor de dois livros que têm o Brasil como fonte de inspiração.

 

"A Bahia é um personagem de meu livro 'O Império é Você', uma novela histórica sobre a vida de D. Pedro I", afirmou. "Estar aqui é como estar num capítulo do livro". A cidade de Salvador, além de Cachoeira, onde participou da Flica há alguns anos, também foram elogiadas pelo escritor.  "Estive aqui pela primeira há 30 anos e hoje vejo como esta cidade cresceu e se modernizou". 

 

Presente ao evento, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, elogiou as qualidades de conferencista de Javier Moro e falou sobre a estreita ligação que une baianos e espanhóis.  "Bahia e Espanha têm uma relação muito próxima, e eventos como este são importantes para consolidar o intercâmbio, com bons reflexos no turismo", afirmou.

 

O cônsul da Espanha, Gonzalo Fournier, lembrou que no Museu del Prado, em Madri, há um quadro chamado "A Recuperação da Baía de Todos-os-Santos", pintado por Juan Bautista Maíno em 1635, que mostra a retomada de Salvador dos holandeses pelos espanhóis em 1625. "O Conde Duque de Olivares mandou pintá-lo para que os espanhóis do futuro nunca se esquecessem do nome da Bahia", revelou Fournier.

 

Os espanhóis estão entre os turistas europeus que mais visitam a Bahia, além de formar uma das colônias estrangeiras mais numerosas de Salvador.

 

Perfil - Nascido em Madri, em 1955, Javier Moro viveu muitos anos nos Estados Unidos, onde trabalhou como roteirista de filmes de diretores como Ridley Scott. Entre seus vários romances destacam-se "Caminhos de Liberdade", no qual narra a história do ambientalista brasileiro Chico Mendes.  Nesta passagem pelo Brasil, lançará em São Paulo novo livro, sobre a atriz espanhola Conchita Montenegro.

 

"A presença de Javier Moro é um acontecimento na tradição acadêmica desta casa, seus livros têm esta mescla interessante de novela e realidade”, afirmou, na abertura da palestra, o presidente da ALB, Joaci Góes. Também estiveram no evento, dentre outros, a consulesa de Portugal, Nathalie Viegas, o ex-diretor da Air Europa, Enrique Martin-Ambrosio, e o navegador Aleixo Belov. 

 

 

Repórter: Eduardo Bastos

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.