• banner gov

Notícias

04/09/2019 18:09

Prédios históricos serão requalificados preservando a Arte, Cultura e História

Na tarde desta quarta-feira (4) ocorreu uma reunião na sede da Santa Casa, na Pupileira,  entre o seu provedor, Roberto Sá Meneses, o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, o presidente do Instituto Artístico e Cultural da Bahia (Ipac ) João Carlos Oliveira e o representante da Bahia Invest, Floro Freire, para tratar da requalificação de prédios históricos da capital baiana.

O titular da pasta do Turismo destacou que o objetivo é aproveitar o Revive, projeto português que busca recurso junto à iniciativa privada para requalificar prédios históricos, cujo acordo de cooperação já foi assinado entre o governo da Bahia e o governo Português.

Na ocasião, João Carlos ressaltou que já tem catalogados 374 imóveis de acordo com as características necessárias para incluir no projeto. Ele ainda acrescentou que o Revive, além de tratar da recuperação das edificações, ainda agiliza toda a parte legal.

O representante da Bahia Invest, Freire, apresentou um projeto onde se propõe fazer, dentre outras obras, o parque da misericórdia, pegando o Museu da Santa da Misericórdia e ocupando todo seu entorno, até a Ladeira da Montanha.

Os gestores foram unânimes ao concordarem que a revitalização tem que ser acompanhada de projetos que contemplem a cultura, a arte, a arquitetura para movimentar a economia local e dar sustentabilidade aos empreendimentos já instalados na região, a exemplo dos hotéis Fasano e Fera e  também dos próximos que já têm intenção de se estabelecer no entorno,  a exemplo do grupo Vila Galé.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.