05/09/2019 14:09

Prefeito de Bom Jesus da Lapa visita Setur com projetos de dinamizar o turismo

Novas possibilidades de investimentos nos potenciais turísticos de Bom Jesus da Lapa foram apresentadas pelo prefeito dessa cidade, Eudes Ribeiro, ao secretário Fausto Franco, em reunião quarta-feira (5),  na Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).

De imediato, o secretário apresentou as negociações feitas com um grupo hoteleiro, que mostrou interesse em construir uma unidade em Bom Jesus. Um diagnóstico dos serviços e ofertas turísticas da cidade deverá ser levantado para a concretização do projeto.

Segundo o prefeito, o projeto para construção do aeródromo avança, devendo entrar já em processo de licitação. "Um aeroporto e um hotel de bandeira como o Ibis são passos importantes para melhorar a infraestrutura do turismo na região", afirmou o secretário Fausto Franco.

Os principais investimentos do município no setor visam à dinamização do turismo religioso, atividade na qual Bom Jesus da Lapa destaca-se no cenário nacional, com movimentos de romaria e eventos devocionais durante a maior parte do ano.

Para o prefeito, é necessário fazer um trabalho de capacitação e qualificação junto aos profissionais da cidade ligados ao segmento turístico para que a atividade se desenvolva mais estruturadamente, movimentando a economia e gerando emprego e renda para a população.

"Podemos passar no ano que vem a ter a segunda maior romaria do Brasil, saindo de 1,5 milhão de visitantes para 2 milhões", projeta Eudes Ribeiro.

Ciclo - Hoje o ciclo de turismo religioso na Lapa se desenrola principalmente no segundo semestre, quando acontecem a Romaria da Terra e das Águas, dias 4 e 5 de julho; a Romaria do Bom Jesus, dia 6 de agosto; a Romaria de Nossa Senhora da Soledade, dia 15 de setembro; a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro; e a Romaria de Santa Luzia, 13 de dezembro.

"Vamos ter este ano também a 1ª Romaria Quilombola, no dia 20 de novembro, em comemoração à Semana da Consciência Negra", anunciou a secretária de Turismo da Lapa, Edna Rosa de Oliveira, também presente à reunião.

Além deste calendário de eventos, a Lapa recebe ainda em dezembro e janeiro turistas do Centro-Oeste em viagem para destinos de sol e praia da Bahia, que pernoitam na cidade. Em maio e junho, o fluxo é bom também com a realização da Festa do Divino.

Também estiveram  presentes à reunião o secretário de Finanças de Bom Jesus da Lapa, Gildásio Rodrigues; o superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Márcio Franco;  e a diretora de Planejamento Turístico da Setur, Giulliana Brito.