15/09/2019 15:09

Governo do Estado apresenta oportunidades de investimento no turismo

Neste domingo (15) a equipe da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e Bahiatursa participou do painel “Turismo: investimentos e financiamentos para os municípios da Bahia”, no 7º Encontro de Prefeitos, em Guarajuba, Costa dos Coqueiros.

Na oportunidade, a diretora de Planejamento Turístico da Setur, Giulliana Brito, falou do crescimento do setor, como receita, que cresceu 17,3%, comparando com mesmo período dos anos  2018-2919,  aumento da ocupação hoteleira, que em 2018 ficou em 63,3% , ampliação da malha aérea com o pacote de incentivos do Governo do Estado, dentre outras ações promovidas pelo governo do Estado para impulsionar o turismo. Além disso, ressaltou os investimentos privados captados para as zonas turísticas, superior a R$1 bilhão e os investimentos públicos em torno  de R$200 milhões.

Em seguida, Jessyana Cristina Cintra, coordenadora de regionalização da Setur apresentou o Mapa do Turismo brasileiro , e o Investe Turismo, que está pautado em em quatro eixos, os quais  fortalecimento de governança, melhoria de serviços, atração de  turistas e marketing promocional.

Já Mag Magnavita, da Bahiatursa participou do painel falando  onde as diversas oportunidades de investimentos se apresentam, e citou alguns exemplos como ofertas culturais,  que envolve artesanatos, gastronomia , monumentos, edifícios. Oferta natural praias, sol, cachoeiras, cavernas, além dos eventos de toda natureza como esportivos ( surf , motociclismo, corridas de rua, ciclismo);  festas juninas, dentre outros.

Falou da importância do mapeamento feito junto aos municípios, lembrando que para isso é necessário que os municípios repassem as informações para o Estado, além de formatar seus produtos e colocar de forma clara na internet, pois nem todo mundo programa suas viagens com ajuda de um agência, mas sim por conta própria  e concluiu pontuando  o desenvolvimento do turismo de experiência.