• banner gov

Notícias

27/09/2019 17:09

Memorial de João Gilberto é atrativo para turistas que visitam Juazeiro

Em Juazeiro para participar do III Fórum Regional do Turismo do Vale do São Francisco, o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, visitou o Memorial da Bossa Nova. 

Instalado na casa onde nasceu João Gilberto, o memorial foi entregue à população juazeirense em julho deste ano. No local, há um painel contando a história  do cantor e compositor, fotos desde a sua infância até os últimos anos de vida, além de documentário e um compilado de vídeos com entrevistas e shows do artista, incluindo um DVD inédito, gravado no Japão. 

 

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Sérgio Fernandes, explica que o espaço recebe estudantes de escolas públicas e particulares para conhecer  um pouco da história do filho ilustre da terra, além de servir  de estúdio para os artistas realizarem suas gravações. 

Além de conhecer a vida do pai da Bossa Nova através do seu acervo, também é possível conhecer as histórias do artista através de seus amigos. Dentre eles,  o superintendente da Secretaria de Cultura e Turismo, Carlos Maurício Cordeiro, muito amigo de João Gilberto. Ele contou que "musicou" uma letra que o compositor escreveu ainda criança, quando observava a chuva cair sentado na porta de casa. 

 

"Pingos Molhados foi escrito por ele e eu vi a letra quando saiu publicada numa revista. De imediato, musiquei e enviei para ele, que nem se lembrava mais da composição, mas o importante foi que ele aprovou meu trabalho", conclui Maurício, que guarda muitas outras lembranças do amigo. 

Para o secretário Fausto Franco, que é admirador da obra do cantor, foi uma visita gratificante. Ele ressaltou a importância do memorial para Juazeiro: "É um espaço muito importante, pois permite que moradores locais, estudantes e turistas conheçam a história do artista que revolucionou na música brasileira".


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.