• banner gov

Notícias

10/11/2019 10:11

Os sinos da Igreja de Santo Antônio da Barra voltaram a tocar hoje

Os sinos da Igreja da Barra voltaram a tocar, neste domingo (10), depois de 30 anos parados.

A iniciativa de promover a restauração dos sinos faz parte do projeto da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur) de retomar a tradição do badalo simultâneo nos templos de Salvador.

Junto com a igreja Nossa Senhora da Vitória, que já havia feito o restauro dos seus equipamentos, esta é a terceira igreja da área sul da cidade, cujos sinos vão tocar simultaneamente.

A outra é a igreja Nossa Senhora da Graça, que faz parte do projeto de revitalização iniciado pela Setur.
O titular da pasta, Fausto Franco, ressalta a relevância histórica e simbólica no badalar simultâneo dos sinos. “O resgate dessa tradição é também parte significativa da valorização histórica de Salvador e de toda região sul da cidade”, destaca.
A iniciativa visa permitir que os sinos toquem  simultaneamente nos horários de meio-dia e seis da tarde em igrejas do Centro de Salvador.

Para o historiador Rafael Dantas, “este é um momento histórico, já que há quase meio século os sinos das Igrejas da Vitória, Graça e Barra não tocavam juntos”.

Para  Elza Maria Souza Oliveira ,que desde os dez anos frequenta a igreja, o tocar dos sinos remete à sua infância. “É uma medida maravilhosa, me faz lembrar de minha infância aqui nessa igreja mesmo”, pontua a fiel, que juntamente com Altair Magalhães, também voluntária da igreja, estavam radiantes com a inauguração dos sinos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.