• banner gov

Notícias

09/11/2019 23:11

Barco Apivia é o vencedor da classe Imoca da Transat Jacques Vabre

O Apivia  foi o primeiro  barco da categoria Imoca a cruzar a linha de chegada na 14ª edição da regata Transat Jacques Vabre, tornando-se campeão desta classe. A dupla dos franceses Charlie Dalin e Yann Eliès chegou às 21h23 deste sábado (9),  no Porto Salvador Marina.  O percurso de Le Havre, na França, até Salvador foi feito em 13 dias, 12 horas e 8 minutos.

No píer de desembarque, os velejadores foram saudados com uma chuva de fogos de artifício, frutas, champanhe, caipirinha e música percussiva da Bahia. “Foi um grande desafio cruzar o Atlântico e chegar porque este é um barco novo que projetamos e colocamos na água já pra competir”, disse Charlie Dalin.

“Enfrentamos situações que não eram tão previsíveis, como em Pot au Noir, mas tivemos um bom desempenho com o barco”, relatou Yann Eliès.

O secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, esteve no local para recebê-los e dar as boas vindas à Bahia. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo da Bahia, é apoiador da maior regata transatlântica do mundo.

Na manhã de sábado (9), Fausto Franco também recebeu no Porto Salvador Marina os terceiros colocados de categoria Multi50, Sébastien Rogues e Matthieu Souben.  Com a chegada do barco deles, o Primonial, encerrou-se a regata desta classe de embarcação. Agora faltam chegar os 28 Imocas restantes e todos os barcos da Class40. 

Para este domingo está prevista a chegada de vários outros veleiros que competem.

A 14ª Transat Jacques Vabre começou no dia 27 de outubro em Le Havre, na Normandia, com  o número recorde de 59 embarcações. Sete delas não resistiram às dificuldades e deixaram a competição.

É a sexta vez que a prova tem Salvador como destino de chegada. A Transat Jacques Vabre Normandie -  Le Havre coloca a capital baiana em evidência no mundo esportivo náutico e na mídia internacional. Pelo menos 15 veículos de mídia estrangeiros estão na cidade para cobrir a chegada dos veleiros.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.